domingo, 5 de dezembro de 2021

O Último Tango em Paris (Ultimo tango a Parigi) 1972

"O Último Tango em Paris" relata a relação sexual e emocional invulgar que se desenvolve entre Jeanne, uma bela jovem parisiense que se vai casar em duas semanas, e Paul, um misterioso americano expatriado de luto pela morte da sua esposa, por suicídio. Os dois encontram-se acidentalmente num apartamento vazio em Paris, quando procuram um apartamento. Eles são instantaneamente atraídos um pelo outro, e envolvem-se em relações sexuais intensas e tempestuosas. Depois da insistência de Paul eles concordam em encontrar-se regularmente, sem revelar informações pessoais, incluindo os seus nomes, um ao outro. 
Classificado com um X (por sexualidade, nudez e linguagem) em 1972, "O Último Tango em Paris" desbravou novo terreno, principalmente porque o seu tipo de paixão, violenta e desinibida, que nunca antes tinha sido mostrada de forma tão claro num filme. Ao contrário do sexo suave visto em outros filmes, a extrema franqueza na fisicalidade das relações sexuais deixou alguns espectadores pouco confortáveis. 
De 1972 a 1987 o filme foi proibido em Itália, depois das autoridades federais terem apresentado acusações de obscenidade contra Marlon Brando, Maria Schneider, Bernardo Bertolucci, Alberto Grimaldi e a United Artists. Embora tivessem todos sido absolvidos no ano seguinte, a proibição ao filme permaneceu até 1987. A Itália chegou mesmo a revogar o direito de votar a Bertolucci, e o filme foi também banido em vários países da Europa, incluindo Portugal.   
Nos Estados Unidos a classificação de X deixou-o longe dos cinemas convencionais, e permitiu-lhe ser exibido apenas em casas de arte. A maioria dos cinemas locais não estava disposto a passar por problemas com a lei, dada a fama que o filme já deixava atrás de si, portanto teve poucos desafios jurídicos.  em Montgomery, no Alabama, o operador de um cinema fez um acordo com a United Artists em exibir o filme sem submeter à aprovação. O chefe da policia alertou o dono do cinema que se exibisse o filme sem aprovação prévia seria detido e acusado. A United Artists antecipou-se, e colocou uma acção na justiça contra a cidade de Montgomery, pedindo que a lei do estado fosse considerada inconstitucional e que as restrições ao filme fossem levantadas. O tribunal concordou, e as restrições foram mesmo levantadas.

Sem comentários: