domingo, 12 de setembro de 2021

A Fonte da Virgem (Jungfrukällan) 1960

A história do filme é beaseada numa lenda sueca do século 13, chamada "Tores Dotte i Vangd" (A filha de Tore o Vange).  No conto duas irmãs exploram o conceito do bem versus o mal, na forma de Karin, a irmã virginal loira, e Ingeri, a morena e temperamental que tem ciúmes de Karin. Enquanto caminhavam por uma floresta para trazer velas para a igreja, Ingeri confunde Kari tanto que a irmã loira que se perde na floresta, e a irmã a abandona sem dizer uma palavra. Três pastores de cabras andam à espreita na florenta, e quando descobrem Karin sozinha e perdida violam-na e matam-na. 
A maior objecção dos censores foi a sequência da violação com cerca de 90 segundos. Apesar dos censores de Detroit terem concordado em dar autorização aos três cinemas de arte da cidade, desde que eles mantivessem longe o público com menos de 18 anos, no entanto este filme tornou-se num caso especial, e os censores acabaram por eliminar a cena de violação em "Two Women" e neste filme, mesmo nos casos em que eles eram mostrados apenas para adultos. 
Em Forth Worth, no Texas, os censores invocaram uma portaria que proibia a exibição de qualquer filme que fosse "indecente ou injurioso para a moral dos cidadãos". O distribuidor recusou fazer o corte das sequências propostas, e o caso seguiu para tribunal numa disputa entre a Janus Films e a cidade de Forth Worth. Um caso polémico que acabou por valer uma vitória importante para a Janus Films. 

Sem comentários: