domingo, 6 de outubro de 2013

Tromeo e Julieta (Tromeo & Juliet) 1996



O alcoólico Monty Que e o inscrupuloso Cappy Capulet têm uma longa disputa que remonta aos seus dias como parceiros num estúdio de cinema de baixo orçamento, e passaram a sua rivalidade pessoal para a próxima geração. O filho de Monty, Tromeo, apaixona-se pela filha de Cappy, Juliet. Os dois jovens amantes devem superar as palhaçadas dos gangs sangrentos dos seus amigos e familiares. Uma moderna, adaptação punk do clássico de Shakespeare.
Refazendo uma tragédia shakespeariana clássica com um filme de baixo orçamento, esta farsa ofensiva é promissora e estranha. Lloyd Kaufman e a sua equipa da Troma foram inspirados no conceito do conto clássico, e colocaram mais criatividade no projeto do que fizeram na sua fórmula schlock habitual. A anarquia habitual da Troma é um mau gosto que reina por aqui, com os produtores a adicionarem um monte saudável de surrealismo e alguns efeitos (ou defeitos) especiais. O resultado é um filme que é completamente imprevisível , apesar de um argumento já conhecido por todos . Tromeo é revoltante num momento, e estranhamente doce e belo no próximo, uma incongruência que só contribui para uma atmosfera estranha.  
 Tromeo & Juliet é como uma peça de Shakespeare, só que com incesto, nudez gratuita ,piadas fartas, gore, sexo lésbico, auto- mutilação, etc etc etc. Uma coisa que falta nesta lista e que Tromeo & Juliet não tem, mas era agradável que tivesse, era um sentimento de revolução. Embora o realizador Kaufman gostasse que o filme fosse visto, pelo menos em parte, como uma sátira aos valores da classe média e uma defesa da criatividade dos jovens contra o "status quo" embrutecedor, não há nenhuma mordidela ou choque para tal ataque numa época onde o mau gosto era apenas mais um estilo de vida alternativo aceitável. Tromeo & Juliet acaba por ser uma comédia ultrajante, sem ambição atingível além de nos fazer rir, por vezes, desconfortável. Esta já é uma razão o suficiente para Tromeo & Juliet de existir.
Lemmy, o popular vocalista e baixista dos Motorhead, é o narrador. Ele que participou em vários filmes da Troma.

Link 
Imdb 

Sem comentários: