sábado, 19 de outubro de 2013

Marcados para a Morte (Underworld U.S.A.) 1961



Samuel Fuller trabalhou Underworld USA (1961) como uma espécie de filme anti-gangster, a sua lógica era que, se o herói era um solitário, então, por defeito, não poderia ser um gangster. Quando jovem, Tolly Devlin viu o seu pai ser assassinado por quatro bandidos e identifica um deles. Mas antes que possa obter a vingança, descobre que o assassino foi para a cadeia por toda a vida. Tolly consegue enfiar-se na cadeia e passa anos tentando chegar a ele e, finalmente, faz, e também recebe os nomes dos outros três homens. Libertado décadas depois (e interpretado por Cliff Robertson), descobre que os seus três restantes alvos tornaram-se senhores do crime poderosos e não será fácil de lhes chegar.
"Underworld USA" não é um simples conto de vingança. É muito mais complexo, e a devoção de Tolly para a sua causa é a força motriz do filme. Está disposto a fazer de tudo para continuar a sua missão, mas o que o distingue como um personagem é a capacidade para manipular as pessoas a ajudá-lo.Tolly é um personagem fascinante, maravilhosamente trazido à vida por Cliff Robertson no seu primeiro papel de protagonista. Robertson terminou a carreira interpretando o Tio Ben nos filmes do Homem-Aranha de Sam Raimi, provando mais uma vez que os instintos de Fuller eram afiados para escolher grandes atores desconhecidos em vez de estrelas de primeiro plano.
O uso da Véspera de Ano Novo, e sua tradicional canção Auld Lang Syne, acrescentaram profundidade para a narrativa crua. A véspera de Ano Novo é um momento de renovação, quando alguns optam por fazer decisões para mudar a suas vidas e transformar a ficha limpa de um ano novo em algo positivo. A Tolly são oferecidos estes momentos de mudança ao longo do filme, mas cabe a ele escolher o caminho na vida. Estas escolhas informam o curso do filme, e, finalmente, a cena final, que nos traz de volta um círculo completo. Fuller não escreveu uma história em que as pessoas pudessem necessariamente torcer - que é provavelmente por isso que o atirou para o esquecimento - mas faz um filme muito mais excitante intelectualmente. 
É a obra mais próxima em espírito dos filmes da Nouvelle Vague francesa, do que tudo o que estava acontecer em Hollywood naquela época. 
 Sem legendas.

Link 
Imdb 

Sem comentários: