terça-feira, 1 de outubro de 2013

Sangue e Ouro (Talaye Sorkh) 2003



Numa loja de jóias em Teerão um ladrão armado primeira ameaça, e de seguida, dispara sobre o proprietário. O público reúne-se para além das barras de metal da porta de segurança, e dispersa em pânico quando o ladrão vira a arma contra eles próprios. Desta forma, Jafar Panahi revela o triste clímax da sua história logo no início, o resto do filme retratando a vida do ladrão - o entregador de pizzas Hussein (Hossain Emadeddin) - nos dias que antecederam o roubo. Esta sequência de abertura dura poucos minutos, mas agarra a atenção e levanta questões intrigantes sobre as motivações de Hussein.
A seguinte hora e meia revelam a cadeia extraordinária, ou mesmo apenas um pouco dos eventos, que levaram Hussein a esta terrível conclusão. Nós vemos a vida diária de Hussein - planeando crimes insignificantes com o amigo Pourang (Pourang Nakhael) e à noite entregando pizzas para a classe privilegiada da cidade - mas aprendemos muito pouco sobre ele. Através da observação de um cliente, descobrimos que Hussein é um veterano de guerra, e num par de cenas que vemos sua noiva, interpretada por Azita Rayeji, mas nenhum aspecto da sua vida é revelada em detalhes.
Panahi expõe a desigualdade financeira da vida em Teerão, e num dos episódios mais atraentes do filme vemos Hussein a explorar o apartamento luxuoso de um jovem rico que o convida a compartilhar a sua Pizza. O contraste entre esse ambiente e o quarto vazio e sujo de Hussein é enorme. A joalheria também se torna um símbolo de desigualdade da cidade - Hussein pode olhar através da janela, mas quando entra é recebido com desprezo e aconselhado pelo proprietário para comprar alguma coisa no bazar do lado. Panahi expressou a sua preocupação com o aprofundamento da divisão da vida iraniana: "Como em quase todos os outros lugares, a classe média parece estar a desaparecer no Irão, o poder e a riqueza estão a concentrar-se num só lado, com a humilhação e a privação no outro.". Panahi consegue transmitir a sua mensagem - que Hussein é vítima de circunstâncias miseráveis​​, destinado a ser criminoso.
O argumento foi escrito por Abbas Kiarostami, e o filme ganhou o prémio Un Certain Regard no festival de Cannes.

Link  
Imdb

Sem comentários: