quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Thieves After Dark (Les Voleurs de la Nuit) 1984



"Les Voleurs de la Nuit" é sem dúvida o mais raro dos filmes de Samuel Fuller, mas, infelizmente, também é dos piores. Supostamente é uma homenagem à Nouvelle Vague francesa, mas em vez de exalar o individual, e o espírito jovem dos filmes franceses da Nouvelle Vague, apenas se sai como um filme dos anos 80 com pouco sal.
O próprio Samuel Fuller também não parece muito orgulhoso deste trabalho. Na sua autobiografia não menciona mais do que um par de passagens, e de cada vez que fala dele, é sempre num tom negativo. Não deve ser uma coincidência que o capítulo onde Sam Fuller discute o filme é também aquele em que explica o título do livro, A Third Face. A terceira face é a face de uma pessoa no seu interior, a que não se vê e é conhecida apenas pela própria pessoa. Diz-nos que não podemos mentir para a terceira face, e logo depois começa a falar deste filme. Talvez Fuller soubesse que este não seria bem um filme dele, mas não teve coragem de vir a público dizer isso.
O filme fala-nos sobre Isabel e François, um jovem casal apaixonado e desempregado. Eles conhecem-se no centro de emprego, desanimados sobre a frustração com a corrupção, e a burocracia lenta. O romance é rápido e furioso, tão intenso que mesmo quando a Isabel é oferecido um bom trabalho, ela rejeita-o para ficar com François. Esta é uma das muitas más decisões feitas por este casal, que vivem as suas vidas com base nas emoções fortes que estão sentindo no momento. Eles movem-se sem qualquer pingo de lógica, cavando um buraco cada vez maior na tentativa de "resolver" a crise de emprego. 
O realizador francês da Nouvelle Vague Claude Chabrol, aparece num papel bizarro como um voyeur, e é uma das muitas in-jokes/referencias à fascinação de Fuller pela cultura europeia. O elenco também contava com Bobby di Cicco, que já tinha entrado em "The Big Red One", e Stéphane Audran. O filme é estruturado como um "chase movie" e uma matriz provisória de fantasia que o torna no oposto a um thriller realista. Foi exibido no Festival de Berlim de 1984.
Filme bastante raro, sem legendas.

Link 
Imdb 

Sem comentários: