terça-feira, 29 de outubro de 2013

A Guerra dos Mundos (The War of the Worlds) 1953



Em 1953 os extraterrestres chegam à Terra não como parte de qualquer experiência científica, mas sim como parte de uma força invasora. Com naves de guerra impenetráveis para qualquer arma no arsenal do homem o seu ataque mostrou-se imparável. Prédios desmoronaram, uma civilização condenada a morrer e ser substituída pelo seu superior tecnológico. Mesmo armas atómicas não têm qualquer efeito sobre os escudos de energia utilizadas pelas naves de guerra extraterrestres. A força invasora tem o poder de desintegrar tanques de batalha sem sequer abrandar, e o homem foi deixado num profundo estado de medo. Mas como acontece com todos os viajantes, os aliens descem à terra para inspecionar o mundo que sentem em breve ser a sua própria casa. E este acaba por ser o seu erro fatal.
"A Guerra dos Mundos" é uma história de ficção científica do britânico H.G. Wells. Desde a peça de rádio de Orson Welles que, literalmente, assustou a população para fora das suas casas, ou através de uma série de filmes, desde os mais antigos aos mais recentes, como "Marte Ataca!", ou "A Guerra dos Mundos" (de Spielberg), sempre foi uma inspiração para mentes criativas, e ainda é uma das histórias principais da nossa cultura sobre a invasão da Terra por alienígenas de Marte. O "A Guerra dos Mundos" original é passado na Inglaterra vitoriana, mas, em um esforço para manter o realizador Byron Haskin e o argumentista Barré Lyndon decidiram mudar a história no espaço e no tempo. 
"A Guerra dos Mundos" há muito que se tinha tornado um clássico e amplamente reconhecido como uma das melhores histórias de ficção científica do seu tempo. O filme não se limita a deslumbrar o público com imagens memoráveis, ​​e uma história emocionante é também apresentada graças à excelência técnica que era insuperável naquela altura. Embora algumas caracterizações possam parecer ridículas hoje em dia, ainda estavam um bom degrau acima do que as pessoas estavam habituadas a ver na altura. O filme é uma contestação, semelhante aquela que o mundo sentiu naquele momento. O medo dos rápidos avanços das tecnologias modernas, com medo dos alcances desconhecidos do espaço, e com as lembranças horríveis da Segunda Guerra Mundial, o filme bateu fundo no público dos anos 50. 
Produzido por George Pal, o filme tinha um orçamento de 2 milhões, que era enorme para a altura. Ganhou o Óscar de Melhores Efeitos Especiais.

Link 
Imdb 

Sem comentários: