sábado, 19 de outubro de 2013

Bravos até ao Fim (Merrill's Marauders) 1962



Será Merrill’s Marauders um filme mal feito porque não é totalmente envolvente e divertido, ou será o filme perfeito porque lentamente drena os espectadores da sua energia e entusiasmo, colocando-os perfeitamente na pele e na mente dos soldados de infantaria? O filme é um ótimo exemplo das guerras na linha de frente, mas não é uma obra fácil de se assistir. Fuller não estava interessado em entretenimento, estava interessado na verdade, e foi isso que conseguiu.
Merrill’s Marauders abre com um noticiário sobre a selva da Birmânia. O narrador informa-nos das grandes lutas na região durante a Segunda Guerra Mundial, chegando ao fato de que um grande grupo de soldados norte-americanos foram enviados para tomar novamente a Birmânia, a fim de parar o exército japonês de chegar à Índia e se juntar aos alemãe. A história por trás do filme é verdadeira, mas não é próxima e querida ao coração de Fuller. Trouxeram-no para o projeto, e aceitou com a esperança de que seria capaz de fazer um The Big Red One, um filme que ele vinha a tentar fazer, e que só faria quase 20 anos mais tarde.
O resultado final, pode não ser dos melhores trabalhos de Fuller, mas capta a luta incessante do soldado de infantaria excepcionalmente bem. O patriotismo e o heroísmo machista que tipifica um bom número de filmes de guerra clássicos está em grande parte desaparecido. Com fome, cansados os homens marcham pelo pântano, aflitos com tifo e malária. Eles não sabem que dia da semana estão, e quando se deparam com algumas raparigas, os homens só têm energia suficiente para notar a sua presença. A certa altura, quando atingem uma área onde devem receber mantimentos, Merrill manda os homens famintos seguirem em frente porque o inimigo pode ter sido desperto pelos pára-quedas.
O grupo é grande e Fuller não se concentra demais em nenhum deles. A uma dupla de personagens é dada mais tempo no ecrã, mas estas personagens acabam por não ser importantes. Conforme o tempo passa e eles ficam cada vez mais cansados, as suas personalidades são ainda mais despojadas.
Merrill’s Marauders pode ser um filme menor na carreira de Fuller, mas tem um olhar angustiante sobre a guerra do realizador, feito com habilidade e um olhar para a verdade. Também é um filme um pouco ousado por retratar a Segunda Guerra Mundial de uma forma antipatriótica.


Link
Imdb

Sem comentários: