quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O Mundo em Perigo (Them!) 1954



Durante os anos 50, a Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética passou do mundo real para o mundo ficcional. Medos e ansiedades sobre a guerra nuclear fizeram o caminho para a cultura pop, por vezes através de filmes sérios e auto-conscientes, como "The Day the Earth Stood Still", com uma mensagem anti-guerra, mas mais frequentemente através de filmes de série B, como "The Beast from 20,000 Fathoms", o primeiro filme a apresentar um gigante monstro cheio de radiação a pisar uma grande cidade americana. Claro, "King Kong" chegou lá primeiro, 20 anos antes, mas "The Beast from 20.000 Fathoms" foi o primeiro a combinar um monstro gigante, testes atómicos, e precipitação nuclear. Um ano depois, os Toho Studios lançaram "Godzilla" para o público japonês. A Warner Bros lançava "Them!", o primeiro de uma série aparentemente interminável de filmes com insetos gigantes.
Novo México. O sargento Ben Peterson (James Whitmore) e o colega, Ed Blackburn (Chris Drake), descobrem uma jovem traumatizada (Sandy Desche ) vagueando sozinha pelo deserto. Peterson e Blackburn encontram um atrelado destruido a três quilômetros de distância. Não há sinais, no entanto, da família da menina. Depois de deixarem a menina com um médico, Peterson e Blackburn partem para uma loja próxima, para encontrar o lojista morto. Blackburn fica para trás enquanto Peterson o leva de volta para a sede da polícia. Blackburn, no entanto, desaparece. O FBI envia um dos seus agentes de campo local, Robert Graham (James Arness), para ajudar na investigação .Até o Departamento de Agricultura envia dois de seus melhores cientistas, o Dr. Harold Medford (Edmund Gwenn ) e a sua filha, Patricia (Joan Weldon) , para participar na investigação informal que Peterson e Graham levam a cabo: para descobrir que testes atómicos criaram uma colónia de formigas gigante. Encontrar a colónia de formigas não é suficiente. A raínha da colónia tem de ser parada, para a colónia parar de crescer.
Them! praticamente começou o sub-género do insecto gigante cheio de radiação. Quase a seguir, outros estúdios colocaram filmes de insectos gigantes em produção, começando com "The Giant Spider", um ano depois e continuando com "Beginning of the End" (com gafanhotos gigantes), "The Deadly Mantis" em 1957 e "Earth vs the Spider" em 1958. Mais de trinta anos depois, "Them!" serviu de inspiração para "Aliens" de James Cameron, a partir da personagem da jovem perdida, das tempestades de areia ferozes, a rainha extraterreste, ou o inseto ou alien que alimenta ambos os filmes a partir do seu ponto de vista, além dos ovos que os personagens são forçados a destruir com lança-chamas.Realizado por Gordon Douglas, Them! move-se com um impressionante ritmo veloz, e uma criação de personagens e enredo com uma eficiência quase cruel. Infelizmente, isto quer dizer que não ficamos a saber muito sobre os personagens para além do que eles fazem, ou, no caso dos Medfords, a sua relação biológica. Com a exceção de uma apresentação documental dos Medfords como funcionários do governo, a exposição é mantida ao mínimo. Douglas mantém a tensão e suspense elevados, sabiamente deixando as formigas fora do ecrã durante a maior parte do filme, deixando a nossa imaginação livre até à inevitável revelação das formigas gigantes em toda a sua glória (ou falta dela). 
O filme exibe o anti-intelectualismo presente em praticamente todos os aspectos da sociedade norte-americana durante a década de 1950, menor do que o encontrado em filmes como "The Thing From Another World" ou "Invaders From Mars". Enquanto a ciência e a experiências científicas são responsáveis pela criação de mutações genéticas, é ciência, sob o disfarce do Dr. Medford e da sua filha cientista, que fornecem todas as informações necessárias para destruir a colónia de formigas. 

Link 
Imdb 

Sem comentários: