quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O Demónio dos Mares (Hell and High Water) 1954



"Hell and High Water" de Samuel Fuller tem Richard Widmark como ex-capitão de um submarino que se tornou mercenário, Adam Jones. Jones sendo pago por uma força internacional sombria para transportar o cientista nuclear francês Professor Montel (Victor Francen) e a sua bela assistente, Denise Gerard (Bella Darvi) para uma ilha isolada do Alasca, para investigar possíveis atividades comunistas. Isto é muito mais do que um thriller de aventuras político, com os olhos doces de Bella Darvi cuja personagem Denise Gerard tem a tripulação de Jones a ficar louca por ela.
O filme em si é um pouco estereotipado e cobre terreno que já era conhecido para Fuller, que recentemente tinha dirigido "Baionetas Caladas", em 1951. De uma perspectiva mais moderna é relativamente simples dissecar os motivos do grupo multi-nacional ambíguo, em investigar o possível "mal" no Alasca antes de instigar a acção militar. No pós-guerra, nos EUA, era fácil de entender como os filmes de Fuller eram tão duradouros e populares e , até certo ponto, até hoje.O filme é emocionante. A ação sempre foi uma espécie de marco para um filme de Fuller, e é aqui bem tratada com alguns tiroteios impressionantes que servem para dar ao filme uma sensação mais envolvente. A tripulação a bordo do submarino de Jones também é composta por elementos bastante agradáveis, e serão do agrado de qualquer fã do trabalho de Fuller. 
Widmark, como sempre, revela-se o ponto alto do filme, como fez em algum do seu trabalho com o realizador. Como um dos actores mais interessantes do seu tempo Widmark tinha um dom inimitável em interpretar papéis cínicos. Isto foi melhor caracterizado pelo seu papel no filme de Fuller em 1953, Pickup on South Street, onde ele acidentalmente se depara com microfilme altamente sensível e desencadeia uma guerra silenciosa entre os EUA e os seus inimigos comunistas. O seu retrato corajoso e áspero de mercenário é sempre agradável, mesmo num filme que pode não ter representado a grandeza Fuller.
Legendado em espanhol.

Link
Imdb

Sem comentários: