quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Rua Sem Regresso (Street of no Return) 1989



A história vem de um romance de David Goodis, que também serviu de base para os filmes de François Truffaut "Shoot the Piano Player", e "Dark Passage" de Delmer Daves. Keith Carradine interpreta um cantor pop que se envolve com a mulher errada e vê a garganta ser cortada por um gangster. Depois de um período nebuloso passado nas ruas, esgueirando-se através de motins raciais para encontrar algumas gotas de álcool deixadas para trás em garrafas partidas, finalmente encontra uma maneira de se vingar.
Depois do desastre de estúdio que foi "Cão Branco", Fuller voltou-se na direção de projectos europeus, depois de "Les Voleurs de la Nuit" foi este sempre estranho "Street of No Return", uma mistura alucinante de filme noir e kitsch dos anos 80, baseado num romance de David Goodis (Shoot the Piano Player). Filmado inteiramente em Portugal com um elenco internacional verdadeiramente peculiar, este foi o último filme de Fuller (não incluindo alguns trabalhos feitos para a televisão Europeia) e oferece uma resolução extraordinariamente esperançosa e optimista para uma das carreiras mais heterodoxas do cinema.
Ostentando um leque colorido de actores de apoio, incluindo Bill Duke (escalado como um policia, como de costume) e a sempre agradável Andréa Ferréol (A Zed and Two Noughts), este filme de Fuller nunca foi lançado nos Estados Unidos e manteve-se como uma espécie de nota de rodapé ímpar na sua carreira, raramente visto para além de fitas piratas nebulosas. Carradine tem um desempenho sólido e intrigante tendo em conta que não usa duplos nas sequências em que canta. Ele e Vargas fazem as cenas de amor com uma ferocidade típica dos filmes americanos, e o aspecto da vingança é tratado com uma calma muito romântica. As limitações do baixo orçamento são evidentes,e talvez por isso o filme não tenha tido mais visibilidade.
Entre as personalidades portuguesas que se encontram no filme, temos Sérgio Godinho, Filpe Ferrer, entre outros.
Legendado em espanhol.

Link
Imdb

Sem comentários: