sexta-feira, 31 de maio de 2013

O Fauno das Montanhas (O Fauno das Montanhas) 1926

O naturalista Mr. Garton hospeda-se num hotel do Funchal, a passar parte do Inverno, com a filha. Ao visitarem o Rabaçal, Genny - romântica e de pródiga fantasia - imagina que um túnel de setecentos metros debaixo da montanha é a entrada para o inferno, vendo o guarda das casas de abrigo como um fauno...
Juntamente com os filmes de Reinaldo Ferreira e de Bárbara Virgínia (mas também com A Dança dos Paroxismos, de Brum do Canto, até mesmo em aspectos formais e nalgumas ideias), este é um filme curiosíssimo e revela um olhar absolutamente “insular” para um mundo estranho que não conseguimos vislumbrar em mais nenhum realizador deste período. Fortemente marcado pelo fantástico e pelo onírico, “aspectos que se tornariam raros no cinema português”
O Fauno das Montanhas consegue ainda recriar um ambiente de sensualidade misteriosa e, por isso mesmo, perturbante, a partir de uma incursão fantástica no imaginário de uma jovem visionária. Com a “moral” do Estado Novo (uma espécie de Legião da Decência institucionalizada) o corpo passa a ser zona perigosa ou interdita e vai perder-se esta abordagem mais directa e ousada da sensualidade, que encontra precedentes em filmes como Os Lobos (1923), de Rino Lupo.
Uma producção da Empresa Cinegráfica Atlântida, fundada por
Manuel Luis Vieira em 1925, no Funchal, onde nasceu em 1885, numa aventura pessoal que se assumiu marginal face às estruturas de produção do seu tempo e passou pela transformação do estúdio de fotografia que possuía em estúdio de cinema. Trata-se de um filme que tira partido, por um lado, da qualidade fotográfica de Manuel Luis Vieira e, por outro, da paisagem da ilha da Madeira onde foi concebido e rodado.
O Fauno das Montanhas foi submetido à Censura em Lisboa, em Maio de 1929. As sombras negras da tragédia subsequente, bem como os preconceitos, serão esconjurados pelo supremo afecto. A Calúnia estreou no Teatro Circo, no Funchal, sendo depois apresentado em Lisboa, no Eden.
Filme português raríssimo.

Link
Imdb

Sem comentários: