quinta-feira, 23 de maio de 2013

Nenhum a Menos (Yi Ge Dou bu Neng Shao) 1999



Wei (Wei Minzhi), uma jovem de treze anos de idade, é enviada para assumir o comando de uma turma de crianças em idade escolar, enquanto o seu instrutor, o professor Gao (Gao Enman), atende a um assunto familiar. Em troca, Wei irá receber uma pequena quantidade de dinheiro, que lhe faz falta. Wei ainda nem terminou a sua própria escolaridade, e é pouco mais velha do que algumas das crianças que irá ensinar, e com poucas idéias de como terá de proceder para fazê-lo.
Zhang (Zhang Huike), um rapaz de olhos negros e um sorriso malandro, é um dos alunos da classe. Quando um dia não aparece na escola, Wei descobre que foi enviado à cidade para trabalhar para a sua família. Um mandato do governo afirma que todas as crianças devem receber educação e Wei prometeu ao professor Gao que haveria de ter o mesmo número de crianças na sala de aula quando este voltasse. Wei parte então para a cidade, para trazer Zhang de volta, a todo custo...
O argumento escrito por Shi Xiangsheng é uma história que não depende muito do enredo, mas sim das acções dos seus personagens. Muitos deles são pobres devido ao ambiente em que vivem, e a passar por dificuldades financeiras, enquanto Zhang que é uma espécie de conspirador, até que, de repente, se encontra a implorar por comida na cidade. A maioria da narrativa do filme é dirigida pela determinação de Wei para não deixar que o seu professor fique mal visto, e ajudar a ensinar estas crianças, apesar dos seus limites educacionais. Ao entrar em Beijing, ela irá encontrar pessoas que, relutantemente, irão ajudá-la, mas também eles precisam de dinheiro e outras coisas fundamentais.
O argumento também é uma exploração sobre o sistema educacional nas aldeias remotas da China, onde os recursos são escassos e o dinheiro é muito pouco. Era preciso garantir que cada pedaço de giz usado nas aulas não fosse desperdiçado ou ficavam metidos em trabalhos. Há um elemento de comentário social que Xiangsheng quer enfatizar, mas não o quer fazer de uma forma pesada. Em vez disso, Xiangsheng usa esse comentário para sublinhar o drama, que é mais sobre esta jovem tentando trazer um pobre rapaz para casa. 
Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza.

Link 
Imdb 

Sem comentários: