quarta-feira, 15 de maio de 2013

Wichita (Wichita) 1955



Joel McCrea interpreta Wyatt Earp nos seus primeiros tempos. Chega à próspera cidade de Wichita, Kanasa, esperando começar um negócio novo. Em vez disso, encontra um lugar sem lei, cheio de bares para estridentes bêbados, tratadores de gado violentos que passam pela cidade para vender os seus produtos. Depois de frustrar um assalto a banco, a Earp é oferecido o cargo de marechal, que ele recusa. Mas depois de um jovem ser morto durante uma noite de brigas de bêbados, ele aceita o trabalho. A sua primeira tarefa é a de proibir todas as armas na cidade, exceto a sua própria arma. Como Jonathan Rosenbaum apontou, isto transformará a cidade contra ele, como a falta de armas, ironicamente, tem um efeito directo sobre o capitalismo da cidade. Como nos seus outros filmes, Tourneur faz um uso espectacular do frame, sempre encenando os seus personagens e usando primeiros planos de fundos para um efeito interessante.
O personagem de McCrea parece não ter a profundidade do Earp de Henry Fonda. em "My Darling Clementine", embora a abordagem de Tourneur seja deliberadamente diferente, como se Earp tivesse chegado de outro planeta. Na verdade, toda a representação do bem e do mal no filme é enviesada, e os cowboys parecem perfeitamente bons quando os conhecemos pela primeira vez, e os irmãos de Earp são primeiramente confundidos com assassinos contratados.
Ritmo acelerado, impressionante elenco de apoio cheio de caras conhecidas (incluindo Lloyd Bridges, Wallace Ford, Peter Graves, Jack Elam, Edgar Buchanan, Walter Coy, Walter Sande entre outros, incluindo uma breve aparição na tela por um jovem chamado Sam Peckinpah), bela fotografia , direção sólida de Jacques Tourneur. Tudo isto faz de "Wichita" um western bastante agradável. 

Link 
Imdb

Sem comentários: