segunda-feira, 13 de maio de 2013

O Facho e a Flecha (The Flame and the Arrow) 1950



O filme centra-se na personagem Dardo Bartoli, um camponês que vive nos arredores da Lombardia, que está sob o domínio do Conde Ulrich (interpretado por Frank Allenby). Enquanto o povo faz reuniões secretas sobre rebelião, ninguém toma qualquer acção, incluindo Dardo, que só está preocupado consigo e com o seu filho Rudi. Quando ele vem à cidade ocasionalmente, é principalmente para procurar mulheres e beber com os amigos, incluindo o mudo Piccolo ( Nick Cravat). 
Um dia, Dardo planeia que o filho se encontre com a mãe que o abandonou por causa de Ulrich. Para chamar a atenção de Ulrich, ele dispara no seu falcão de caça premiado. Em resposta, Ulrich leva Rudi para o castelo com a mãe e Dardo é ferido nas costas com uma seta. É escondido pelos amigos na cidade, e todos são considerados foras da lei, para serem presos. Dardo e os amigos fogem para as montanhas, onde eles planeiam o próximo passo ...
Acção drama e aventura em Technicolor num filme da Warner Bros, que tenta recapturar a magia dos primeiros filmes de Errol Flynn, como As Aventuras de Robin Hood (1938), utilizando Burt Lancaster no papel principal. Enquanto que o ex-acrobata Lancaster era perfeito para as exigências do papel, especialmente quando trabalhava com Nick Cravat (que tal como Lancaster também era acrobata na sua profissão anterior), muita de história deste filme foi emprestada de outros filmes do género, tornando esta obra menos atraente para quem estava familiarizado com os filmes anteriores de Jacques Tourneur.
Ainda valeu uma nomeação ao Oscar para Ernest Haller pela fotografia, e outra para Max Steiner pela banda-sonora. Dirigido por Jacques Tourneur e escrito por Waldo Sal, o elenco também inclui Virginia Mayo como a donzela privilegiada que (de alguma forma) entende e se solidariza com o sofrimento dos pobres (e se apaixona pelo herói) e Robert Douglas (que tinha lutado contra Errol Flynn em The Adventures of Don Juan (1948).
 A sequência final do assalto ao castelo ficou como um dos grandes momentos do género, com a sua mistura de acção, suspense e humor, e as acrobacias dos heróis.

Link
Imdb

Sem comentários: