sábado, 4 de maio de 2013

Black Sunday (La Maschera del Demonio) 1960


Com "Black Sunday", Mario Bava não só realizou o seu primeiro filme (se não contarmos com The Vampires, em que Bava era director de fotografia e acabou a realizar quando Freda saíu do projecto), e também fez o que muitos consideram ser o definitivo filme de terror gótico. Adaptado de um conto de Nicolaj Gogal, Black Sunday foi proibido na Grã-Bretanha durante oito anos, devido, em grande parte, à brutal sequência de abertura onde Barbara Steele é obrigada a usar uma máscara com picos no seu rosto. 
A diabólica Princesa Asa (Barbara Steele) e o seu servo, são condenados à morte como punição por bruxaria e vampirismo, e presos na cripta dos seus antepassados​​, mas não antes dela prometer vingança sobre as futuras gerações da família dos seus capturadores.
Dois séculos mais tarde, quebra-se a roda do veículo que levava os médicos Andre Gorobec e Thomas Kruvajan a uma convenção, e acabam presos dentro de uma antiga cripta. Que, naturalmente, decidem explorar. Kruvajan corta-se a lutar contra um morcego gigante, e suas gotas de sangue caem no caixão da princesa Asa, e sem os intérpidos médicos perceberem fazem reviver a princesa. 

Kruvajan e Andre conheceu a princesa Katia (Barbara Steele novamente). Steele parece resplandecente com as ruínas como pano de fundo, segurando as coleiras dois Dobermans, e exige saber o que os curiosos médicos estão a fazer, e André fica imediatamente apaixonado. Um apontamento importante para o primeiro aparecimento de Steele como Katia, ela parece ter nascido para este tipo de papel.
Enquanto isso, de volta à cripta, Asa já quase completamente rejuvenescida usa os seus poderes para ressuscitar o corpo em decomposição do seu servo, para que ele possa ajudá-la na realização dos seus desejos: matar a família de Katia.

Black Sunday é um filme de grande finesse visual. A névoa nas ruínas envoltas no local onde Asa habita, são um cenário particularmente surpreendente. Os efeitos especiais utilizados são muito leves, usando maquilhagem, iluminação e truques de montagem. Algumas sequências memoráveis ​​ocorrem quando a máscara do diabo presa nos rostos de Asa e do seu criado é reflectida num copo de vinho, e quando dois olhos aparecem na cripta escura e vazia de cadáver de Asa. 
Normalmente, os filmes de terror não ficavam famosos pela beleza ou qualidade estética, mas Mario Bava (e mais tarde Dario Argento) tomariam uma abordagem radicalmente diferente para retratar as cenas de terror. O homicídio e a morte eram erotizados e tornados em algo que é sombriamente bonito. Uma espécie de lógica de sonho entra em jogo quando o filme se aproxima do clímax, especialmente na cena em que Constantine se torna presa na passagem secreta atrás da lareira e é ameaçado pelo servo de Asa, que aparece do nada. Tim Burton iria prestar homenagem a este filme em Sleepy Hollow - que é tanto uma carta de amor aos filmes de terror da Hammer, como a Black Sunday

Link 
Imdb 

Sem comentários: