sábado, 4 de maio de 2013

Burn, Witch, Burn! (Night of the Eagle) 1962


Peter Wyngarde interpreta Norman Taylor, professor de psicologia, que desacredita em qualquer coisa sobrenatural sobre a religião ou a feitiçaria, e que é um absurdo que as pessoas acreditam em tudo o que diga respeito a isto. Até que descobre que a sua esposa é ela mesmo uma bruxa. Ao longo do filme ele vai encontrar várias formas de bruxaria, enquanto a sua "fé" é testada.
A contribuição da produtora/distribuidora Anglo-Amalgamated para a história do terror britânico foi muitas vezes negligenciada a favor de Hammer, Amicus, ou da Tigon. Apesar de não se ter especializada no género terror, provaram ser mais ousados do que os seus contemporâneos quando fizeram distribuir tal material. David Pirie é conhecido pela "Sadean Trilogy" compreendendo Horrors of the Black Museum (1959), Circus of Horrors (1960) e Peeping Tom (1960), que foram lançados para um público britânico desavisado pelo distribuidor. Os três filmes eram a cores, preocupados com o voyeurismo e o espectador, e rigorosamente contemporâneos. O último foi uma lição séria e inesperada sobre o poder da crítica, e a partir daqui em diante, a Anglo-Amalgamated começou a bater um caminho mais tranquilo no que dizia respeito ao género.
Os fanáticos do género que ainda não viram este filme de baixo orçamento terão uma verdadeira surpresa. Com base numa premissa narrativa simples, mas inspirada - um jovem professor procurando o sucesso certamente teria mais necessidade de assistência do "dark side" do que ninguém - e possui ecos claros de "Rosemary´s Baby" (Polanski terá sido inspirado aqui?). Na sua descrição, um casal amoroso cujas vidas são quase destruídas pelas suas crenças espirituais divergentes. O realizador Sidney Hayers e o director de fotografia Reginald Wyer dominam todo o filme com uma habilidade extraordinária, evocando o terror em interações aparentemente banais e objetos; chegamos realmente a acreditar que forças obscuras estão a governar este lar infeliz. A meia-hora final traz uma reviravolta inesperada, aquela que de repente lança uma nova luz sobre a narrativa - e a tensão simplesmente nunca cessa. 

Link
Imdb

1 comentário:

Gabriel disse...

Saudações Francisco,
O arquivo não está mais disponível...
Poderias resubir esta pérola?
Abraço!