domingo, 5 de maio de 2013

Dança Macabra (Danza Macabra) 1964



"Castle of Blood" de Antonio Margheriti tem sido aclamado por muitos como um ponto alto no cinema de terror italiano a preto e branco. Familiarizado apenas com os filmes de acção de Margheriti a partir dos anos 70 e 80 (como Cannibal Apocalypse), é uma obra dificil de ser vista. Positivamente pinganda com uma atmosfera gótica, o filme é um passeio à luz de velas através de um mundo fantasma de corredores profundamente sombreados e húmidos, criptas cheias de mofo
Em 1840, o jornalista  de Londres Alan Foster segue a visita de Edgar Allan Poe, ansioso por entrevistar o famoso autor americano. Foster localiza-o num pub, onde Poe (Silvano Tranquili) conta uma história macabra ao seu companheiro, o rico aristocrata Sir Thomas Blackwood (Umberto Raho). O jornalista apresenta-se, e logo se envolve num cavalheiresco debate sobre questões da metafísica. Poe afirma que os seus contos são baseados em casos da vida real. Foster educadamente goza. Eventualmente Blackwood faz uma proposta surpreendente ... Para testar as convicções do repórter, ele desafia-o para passar a noite num castelo assombrado que possui. Ele afirma que, numa certa noite, em cada ano, os espíritos daqueles que morreram vivem novamente. Esta assombração anual irá ter lugar naquela mesma noite. Blackwood adoça a oferta com uma aposta. Foster aceita a aposta de 10 €, mais para obter uma longa entrevista com Poe durante a viagem do que desmascarar qualquer noção do sobrenatural.
Deixado no castelo alguns momento antes da Witching Hour, Foster explora o castelo poeirento, deserto à luz de velas, lenta mas inexoravelmente, cada vez mais nervoso. Do nada assusta-se com a aparência de uma bela mulher - Elisabeth Blackwood (Barbara Steele), uma parente de Sir Thomas, que afirma morar naquela casa. Foster fica imediatamente em transe. Em muito menos tempo do que leva a descer um dos corredores do castelo, o casal fica apaixonado. Isso não se coaduna com alguns dos outros habitantes com quem Foster terá encontros futuros, incluindo uma loira gelada (Margarete Robsahm) com a sua própria fixação ímpar sobre Elisabeth e um brutamontes propenso a actos de violência com ciúmes. O jornalista fica intrigado para descobrir o que se passa no castelo...
Muito forte em termos de ambiente, o filme começa com uma atmosfera de horror gótico tão boa, na verdade, que prontamente compensa a fina e inconsistente história de fantasmas em torno do qual o filme é estruturado. O design de produção e a direcção de Margheriti complementam-se muito bem. Mas o ritmo é extremamente lento, há uma série de sequências muito longas com os personagens simplesmente vagando pelo castelo. As coisas crescem consideravelmente nos últimos 15 minutos, como o conto a seguir o seu caminho em direcção a uma conclusão adequadamente assustadora.
O argumento é de Sérgio Corbucci, e consta que este também deu uma ajuda na realização. Andei a investigar mas não descobri até que ponto isto aconteceu. 

Link
Imdb

Sem comentários: