quinta-feira, 2 de maio de 2013

Vampiros de John Carpenter (Vampires) 1998



A história de "Vampires" é que a Igreja Católica tem financiado secretamente grupos de caçadores de vampiros. James Woods interpreta Jack Crow, líder de uma dessas equipas. Quando o filme começa, Jack e a sua equipa de caçadores conseguem aniquilar um ninho de vampiros no Novo México, mas perdem o "mestre", um super vampiro chamado Valek . Naquela noite, enquanto os caçadores apanham uma overdose de álcool e sexo num hotel barato, Valek aparece e chacina quase toda a equipa. Crow, o parceiro Montoya (Daniel Baldwin) e uma prostituta (Sheryl Lee) conseguem escapar, mas a prostituta foi mordida. Crow planeia usar a ligação psíquica que resulta da mordida de vampiro para descobrir Valek. Mas Valek tem um outro plano que lhe dará a capacidade de sobreviver à luz do sol, dando a Crow um incentivo extra para encontrá-lo.
Um dos problemas mais preocupantes sobre "Vampires" é a misoginia do filme. Vive muito dos ferimentos da vampira, para não mencionar a forma como a câmera incide sobre Sheryl Lee cada vez que ela está atada, e são muitas as vezes. O exemplo mais preocupante, contudo, é a relação entre Montoya e Katrina (personagem de Lee). Porque ela em breve irá se transformar num vampiro, Crow trata-la como tal. Montoya, por outro lado, apaixona-se por ela. 
"Vampires" deve muito da sua existência à dupla Tarantino/Rodriguez e a uma ideia chamada "From Dusk Till Dawn"(1996). Este mais recente filme tem muitos detalhes do filme de Rodriguez, desde os cenários do sudoeste americano até à banda sonora (composta pelo próprio Carpenter, como de costume) e os protagonistas vestidos de couro.  Embora os vampiros do filme de Carpenter sejam mais inspirados por Anne Rice do que pelos monstros de Tom Savini que apareciam em "From Dusk till Dawn", é óbvio que "Vampires" está a tentar capitalizar sobre a popularidade do primeiro, que já é um filme de culto.
Thomas Ian Griffith é credível como Jan Valek, um vampiro mestre com 600 anos de idade. É uma criatura de poucas palavras, pouco atraente e ciente de uma enorme brutalidade. Carpenter queria que os vampiros neste filme fossem menos convencionais, pois eles não são atraentes, nem sexies. Também são afectados por cruzes e por alho. Simplificando, são apenas monstros diferentes, e Griffith era perfeito para estabelecer este elemento.  
"Vampires" era originalmente para ser dirigido por Russell Mulcahy, com Dolph Lundgren no papel de protagonista. 

Link
Imdb 

Sem comentários: