segunda-feira, 20 de maio de 2013

A História de Qiu Ju (Qiu Ju da Guan Si) 1992



A personagem do título, Qiu Ju (interpretada por Gong Li), é uma camponesa que vive num pequeno enclave agrícola com o marido Qinglai, a irmã e o pai. Está no último trimestre da sua primeira gravidez. Um dia, enquanto o marido conversa com Wang Shantang, o chefe da comunidade, são afectados por um problema de falta de comunicação. Um comentário de Qinglai é mal interpretado reflectindo sobre a incapacidade do chefe para produzir um filho (ele tem duas ou três filhas). O líder do município é insultado por esta inferência e bate em Qinglai, bate-o tão severamente que ele é obrigado a consultar um médico e permanecer ausente do trabalho. 
Devido a esta injustiça, Qiu Ju tenta dar uma explicação a Wang Shatang, que não está disposto a ouvir. Qiu Ju fica determinada em endireitar o "errado",  e estabelece contacto com oficiais da pequena cidade mais próxima. Como o caso a ser mediado e re-mediado (por insistência dela) pela burocracia do governo, que nunca mais resolve a contento de Qiu Ju. Ela, essencialmente, procura um simples pedido de desculpas e a disputa continua aum clímax potencialmente devastador.
O filme inclui inúmeros momentos cómicos. Vinhetas humorísticas envolvendo a ingenuidade dos camponeses quando Qiu Ju e Miezi viajam para Pequim, abundam ao longo do filme. Qiu Ju pergunta em voz alta se o suposto doutor que examina o seu marido não é realmente apenas um veterinário. A escolha de roupas mais modernas, para disfarçar as raízes rurais também são engraçadas.  
Continuando com os sub-temas da perseverança da mulher, diligente e irreprimívelmente paciente (como pode ser visto em outros dos seus filmes), Zhang usa novamente uma longa viagem pedestre como veículo de expressão. Nos seus esforços para fazer justiça, Qiu Ju, com a sua grande barriga, e a obediente cunhada Meizi fazem o caminho para a cidade maior várias vezes, assim como o caminho para a capital da província. Aqui Zhang usa maravilhosamente as multidões de pessoas correndo para suas actividades diárias, que ajuda a aumentar a natureza realista do filme. 
Ousada e determinada como a personificação da Mãe Terra que ela obviamente representa, Qiu Ju continua implacável, até que Wang Shantang é prorrogado aos seus olhos para participar no eventual nascimento do seu filho.
Mais um filme multi-premiado,  especialmente no Festival de Veneza, onde levou 5 prémios, incluindo o Leão de Ouro. Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: