quinta-feira, 9 de maio de 2013

Frankenstein's Bloody Terror (La Marca del Hombre-lobo) 1968


Procurando um tesouro numa certa noite, um casal cigano bêbado profana a cripta da família do castelo Wolfstein, em ruínas. Um cadáver que deveria estar completamente deteriorado, mas não está - o do notável Imre Wolfstein, a quem diz a lenda ter sido amaldiçoado - é encontrado com um crucifixo de prata valioso enterrado no seu peito. A arma é removida, e antes que consigamos dizer "Lycanthrope!" o homem morto ganha vida transformado num lobisomem e mata os ciganos, partindo depois para o campo.
     Waldemar Daninsky (Paul Naschy) sabe alguma coisa sobre a história da família Wolfstein e as lendas obscuras que a rodeiam. Depois de ouvir falar de um ataque fatal sobre a população local, vai para a cripta Wolfstein, descobrindo os corpos dos ciganos e a arma santa que foi tolamente removida. Quando os homens da área organizam uma caça ao lobo para matar a fera, Daninsky traz o crucifixo-punhal com ele, além da sua espingarda. Mas só então percebem que o predador que eles procuram não é um lobo comum.

Em primeiro lugar, devem querer saber onde diabos o nome de Frankenstein se encaixa em tudo isto? A resposta é: em lado nenhum. Originalmente chamado La Marca Del Hombre Lobo ("Mark of the Wolf Man"), o título do filme foi mudado para "Frankenstein´s Bloddy Terror" pela The Independent Internacional de Sam Sherman para ser distribuido nos EUA - apenas porque Sherman já tinha prometido aos distribuidores um filme de Frankenstein, e de repente se viu incapaz de o entregar.
Frankenstein´s Bloddy Terror é um marco no cinema espanhol. Não só ajudou a iniciar a resurgente fase do horror gótico em Espanha, mas também lançou a carreira de um dos actores e cineastas mais prolíficos de Espanha: Jacinto Molina (Aka"Paul Naschy"). Molina interpreta o machista Conde Waldemar Daninsky num papel que iria voltar por onze vezes nos anos seguintes. Um grande fã dos filmes de monstros da Universal, Molina incorpora muitos elementos de enredos familiares e dispositivos estilísticos utilizados em filmes como The Wolf Man para moldar o seu próprio clássico gótico. Traz uma energia bruta e uma fúria bestial ao papel que fez dele um ícone internacional do cinema de terror. Considerando o orçamento minúsculo, Molina e o realizador Enrique López Eguiluz conseguem incluir uma série de surpreendentes cenários, assim como um clima terrível que assombra os corredores malditos do Castelo Wolfstein.
Legendado em Inglês.

Link 
Imdb

Sem comentários: