sexta-feira, 10 de maio de 2013

Jacques Tourneur

Filho do realizador Maurice Tourneur, Jacques Tourneur tornou-se no mais ilustre dos graduados de Val Lewton na RKO, onde o produtor e a sua equipa desenvolveram um novo sub-género de terror psicológico nos anos 40. Uma névoa implacável paira sobre a trilogia que Tourneur filmou para Lewton: "Cat People", "I Walked With a Zombie", "The Leopard Man". Ao público é deixado a concluír se estes eventos sinistros são produtos de uma influência sobrenatural ou de uma imaginação fértil sobre o folclore e o mito - ou de uma espécie de combinação entre os dois.
O realizador parece ser fascinado por estranhos em terras estranhas, fugitivos e recém-chegados a tentarem adaptar-se a ambientes não familiares. Criando ambientes sombrios, em parte para disfarçar os pequenos orçamentos, Tourneur e o director de fotografia Nicholas Musuraca impregnavam aos seus filmes um pressentimento tanto de pura luz como de escuridão. Isto era mais memorável em "Cat People", na assustadora cena da piscina.
Tourneur e Musuraca voltaram a trabalhar juntos, desta vez sem Lewton, em "Out of the Past", com Robert Mitchum como o narrador fatalista. Um noir quintessencial que tem uma série de conivências e traições, nos quais, tal como nos filmes de terror do realizador, os personagens eram assombrados por fantasmas da sua própria concepção. "Out of the Past" é fascinante nas suas convoluções e na bizarra psicologia do anti-herói de Mitchum. Parece desejar a sua própria destruição.
Depois de "Out of the Past", Tourneur trabalhou em vários géneros, durante os anos 40 e 50, e os seus créditos de realizador incluem filmes como: um wetern em technicolor "Canyon Passage", um thriller do pós-guerra "Berlin Express", "Nightfall", uma revisão de "Out of the Past", e uma revisão do seu filme de terror, em "The Night of the Demon", entre muitos outros.
Nos próximos dias, vamos passar aqui em revista uma grande parte da carreira deste realizador. Vamos deixar de parte aqueles dois enormes, "I Walked With a Zombie", e "Cat People", que já tinham passado neste blog no ciclo de cinema de terror dos anos 40, e vamos retomar a sua carreira a partir de "Days of Glory", de 1944. Teremos por aqui, 13 dos seus mais importantes filmes.
A partir de amanhã, espero que seja do vosso agrado. Até já.


Sem comentários: