quarta-feira, 29 de maio de 2013

Fantômas - A Saga Completa (Fantômas) 1913


Louis Feuillade trabalhou no grande estúdio francês Gaumont, fazendo dezenas e dezenas de filmes, de todos os diferentes tipos. Fez comédias, filmes históricos, filmes "realistas", e até mesmo uma série de filmes com crianças, intitulada "Bout de Zan." Mas fora as suas 700 ou mais obras, a sua reputação baseia-se principalmente nas longas séries de crime, incluindo Les Vampires (1915), Judex (1916), Tih Minh (1918), e, em primeiro lugar, Fantômas, de cinco horas e meia (1913). Estes filmes notáveis ​​foram os primeiros a empregar filmagens no exterior, e a usar um argumento intrelaçado, que durava vários episódios. Também aperfeiçoaram o uso e a manutenção do suspense; D.W. Griffith tinha aprendido a criar emoções com a sua transversalidade, mas Feuillade desacelerou este processo e estendeu-o para uma experiência mais rica e mais profunda. As suas técnicas viriam a ser trespassadas para Fritz Lang, Alfred Hitchcock, entre muitos outros.
Baseado no romance de Marcel Allain e Pierre Souvestre, Fantômas foi lançado como cinco filmes separados, com cerca de uma hora de duração cada, embora um deles tivesse 90 minutos e outros pouco mais de 54 minutos. Foi restaurado em 1998. Faltam algumas cenas, e algumas informações estão ausentes nas intertitles. Como era o primeiro serial sobre o mundo do crime de Feuillade, também era o mais primitovo, contando com cenários muito rudimentares. Mas Feuillade era muito sofisticado na sua narrativa, e usava blocos básicos de construção admirável. Para algo que agora tem 100 anos, é um filme fantástico, e extremamente divertido. 
O filme também é notável pelo facto de que a sua personagem principal, Fantômas (René Navarre), é pura e simplesmente um vilão. Não tem outra motivação que não seja o mal e a ganância. Não tem família, nem consciência, e nem redenção. O filme apenas nos maravilha com a sua estranha habilidade em fazer o mal. Uma obra que nunca poderia ser feita hoje, com o nosso "polícia moral", a exigir que todos os criminosos terem que encontrar a redenção ou a morte. 
Os dois próximos personagens são o inspector de polícia Juve (Edmund Breon) e o jornalista Fandor (Georges Melchior), que são bons amigos e trabalham incansavelmente em conjunto para derrubar o vilão. Várias tramas paralelas incluem Fantômas a enganar e chantagear Lady Beltham (Renée Carl), assassinando um artista e usando as suas impressões digitais para cometer mais crimes, e roubar a identidade de um poderoso juiz.

Episódio 1
Episódio 2
Episódio 3
Episódio 4
Episódio 5 
Imdb 

Sem comentários: