quinta-feira, 16 de maio de 2013

A Noite do Demónio (Night of the Demon) 1957


Conhecido como "Night of the Demon" na sua Inglaterra natal, esta adaptação de 1957, de "Casting the Runes" escrita pelo famoso escritor de histórias de fantasmas. M.R. James. tem uma merecida reputação como um dos filmes de terror mais inteligentes e pensativos já feitos. O argumento escrito por Charles Bennett (com assistência do produtor Hal. E. Chester) efetivamente atualiza e expande o material original, elaborando uma meditação maravilhosa da ciência e da superstição. Embora ofereça bastantes sustos, a ênfase é em retratar um conflito dramático entre dois pontos de vista do mundo, consagrados pelo protagonista (o psiquiatra, Dana Andrews) e o antagonista (o ocultista, Niall MacGinnis). Jacques Tourneur, é o génio que equilibra a corda bamba entre os dois mundos, o real eo imaginário, lidando com o material perfeitamente bem, embora o resultado seja marcado pela inclusão de efeitos especiais retratando o monstro, que minam a ambiguidade cuidadosamente forjada.
Dr. John Holden aventura-se por Londres, para participar num seminário de psicologia paranormal com a intenção de expor o líder de um culto, Julian Karswell. Holden é um céptico e não acredita no poder de Karswell. No entanto, aceita um convite para ficar na propriedade de Karswell, junto com Joanna Harrington. Karswell secretamente adiciona um pergaminho de papel aos papéis de Holden, que poderia possivelmente ser uma maldição da morte. Estranhos acontecimentos começam a causar medo em Holden, que acredita que a sua única esperança é passar o pergaminho de volta para Karswell, para quebrar a maldição demoníaca. 
A sinopse não faz toda a justiça ao filme. O argumento é realmente muito inteligente, sobre como equilibrar os fenómenos que retrata, de forma que nem o científico, nem o ponto de vista supersticioso ganham ascendência. Sim, muitas coisas estranhas acontecem, mas o argumento quer deixar em aberto a questão de saber se alguma delas era verdadeiramente sobrenatural. De certo modo, o filme era o protótipo para a série de televisão "X-Files", focando as aventuras de um casal, um céptico, um crente (embora os papéis sejam revertidos, neste caso). Pode-se também citar o caso de "O Exorcista" como outro exemplo deste tema, com o padre perturbado (Jason Miller) a tentar determinar se a possessão de Regan (Linda Blair) é genuína ou apenas um caso de dupla personalidade, e cumplicidade de poderes telecinéticos latentes.
Em "Night of the Demon", este tema está no centro da história. Ao concentrar-se num céptico como personagem principal, e usando um ambiente contemporâneo, o filme cria um senso de realismo convincente que eleva a história para o nível de um drama sério, e não uma espécie de filme de género convencional dependendo exclusivamente de atmosfera assustadora e dos monstros.

Link
Imdb

Sem comentários: