sexta-feira, 31 de maio de 2013

O Cavalo de Ferro (The Iron Horse) 1924



Abrindo com uma dedicatória a Abraham Lincoln e culminando com o casamento simbólico em 1869 dos caminhos de ferro Central Pacific e Union Pacific, The Iron Horse foi o primeiro épico oficial de John Ford, bem como o seu primeiro grande sucesso. Tal como D.W. Griffith, Ford usa a figura de Lincoln (interpretado por Charles Edward Bull) como um elo entre a ficção narrativa do filme e o seu contexto histórico. Com a tenra idade de 30 anos, Ford já tinha dirigido cerca de 50 filmes (a maioria dos quais eram curtas), mas foi o seu envolvimento nesta obra, um dos seus primeiros blockbusters, que lhe deu influência em Hollywood e o colocou no caminho para se tornar um dos, se não o mais famoso e célebre dos realizadores americanos. 
O filme retrata a construção da ferrovia transcontinental através de um romance fantasioso envolvendo um jovem (o lendário galã George O'Brien), o seu amor por uma namorada de infância (Madge Bellamy), que está noiva do engenheiro-chefe do projecto (Cyril Chadwick), e os esforços de um barão (Fred Kohler, Sr.) que pretende sabotar os caminhos de ferro que irão ter que passar pelo sua propriedade. A mecânica do argumento parece forçada, mas as interpretações são geralmente contidas pelos padrões do cinema mudo.
Embora o seu estilo seja aqui menos característico do que nos seus filmes posteriores, alguns anos mais tarde, definitivamente tem as suas recompensas. As cenas de multidão e de outros elementos panorâmicos são impressionantes. Uma sequência num bar leva a uma luta, que é maravilhosamente encenada e com muito humor. Ainda encontramos algum humor irlandês, representado por Francis Powers e J. Farrell McDonald, interpretando uma dupla de soldados bêbados.
alguns estereótipos raciais que acontecem sobretudo com a ortografia fonética, mas as várias nacionalidades que trabalham em conjunto no terreno são apresentadas para se dar bem no final.
O projecto da Fox foi a resposta ao filme The Covered Wagon (1923), da Paramount, que foi um enorme sucesso de bilheteria. Quando as filmagens começaram, nem Ford nem a Fox imaginaram que o projeto ficaria tão grandioso. Seguindo o exemplo da Paramount, na altura das filmagens de The Covered Wagon, a Fox mandou John Ford e a sua equipa para exteriores no México, depois para o Novo México, Nevada e Arizona -- e no Momument Valley, que se tornou o cenário preferido de Ford alguns anos mais tarde, como veremos num ciclo do próximo mês. Foram gastos US $ 250.000,00 na sua produção, obtendo-se um total de mais de US$2.000.000,00. 
Intertitles em inglês.
 

Sem comentários: