domingo, 23 de junho de 2013

Titicut Follies (Titicut Follies) 1967



Um dos mais famosos documentários já feitos até hoje, foi pouco visto pela população em geral. Nunca teve uma versão teatral, nem foi lançado em home vídeo. foi televisionado uma vez, e o realizador recusou a permitir transmissões adicionais. E como se isso não bastasse, foi proibido pela Justiça de ser exibido publicamente durante um quarto de século. O filme em questão é "Titicut Follies", de Frederick Wiseman e até hoje esta produção gera enorme controvérsia pelo seu conteúdo e pela forma como ele foi criado. O tempo não diminuiu o seu impacto emocional - ainda está entre os filmes mais perturbadores já criados - mas permite um novo exame do que Wiseman apresentava, e mais importante, do que não foi apresentado.
Wiseman foi professor na Faculdade de Direito da Universidade de Boston, quando decidiu tentar a sua sorte no cinema documental. O tema foi o Hospital Estadual de Bridgewater em Bridgewater, Massachusetts. Apesar do nome, não era um centro médico tradicional. Em vez disso, fazia parte do Departamento de Correções Massachusetts e foi usado para confinar os presos considerados criminosos loucos. Em vez de oferecer o ambiente hospitalar tradicional de camas e quartos, os prisioneiros foram mantidos em celas áridas, sem móveis e canalização - um colchão no chão e um balde eram usados ​​em vez disso. 
Não há como negar que Bridgewater foi o lar de uma abundância em insanidade. Muitos dos detidos vistos na câmera parecem estar no seu próprio mundo. O passado de criminoso por trás do aprisionamento destes homens é amplamente ignorado. Com excepção de um homem, que reconhece a sua prisão por pedofilia, ninguém no filme explica como foi acabar como prisioneiro.
E é aí que "Titicut Follies" triunfa e falha. Como cinema verité, é uma análise surpreendente do fluxo e refluxo dos dias de rotina da Bridgewater. Não há nenhuma linha da história, mas apenas uma série de ocorrências diárias como se os presos anónimos e os funcionários de Bridgewater interagissem livremente. Mas, ao mesmo tempo, uma parte significativa da história está ausente: quem são estas pessoas? Não apenas os presos, mas também o pessoal (especialmente os agentes penitenciários, que parecem ter mais contacto com os presos do que o pessoal médico e que claramente seria afetado pela profundidade do seu trabalho). 
Existem algumas pistas sobre algumas das pessoas. Um homem russo chamado Vladimir reclama que foi transferido de uma prisão para Bridgewater, há mais de um ano e meio para observação e repetidamente pede para ser transferido de volta. Afirma que a medicação que lhe está a ser dada em Bridgewater está fazê-lo doente e a facilidade está a destruir a sua saúde emocional. Os médicos que lidam com ele, no entanto, afirmam que ele é paranoico e prescreve calmantes fortes para acalmar a agitação visível. 
"Titicut Follies" criou sensação quando Wiseman o estreou no New York Film Festival, em 1967. Foi imediatamente saudado como uma exposição chocante do abuso dos direitos humanos dos doentes mentais (embora, ironicamente, nenhum detido no filme tenha reclamado perante a câmera de ter sido ferido fisicamente ou suporte quaisquer marcas de tratamento violento). Mas Elliot Richardson, o Procurador-Geral de Massachusetts, ficou horrorizado com o filme e deu um grande passo para a proibição do filme. Richardson defendeu que o direito dos detidos à privacidade foi violada por Wiseman. O cineasta, contudo, citou que tinha renúncias consensuais dos presos que foram coerentes e tinha uma renúncia do superintendente de Bridgewater em nome dos presos. O Tribunal Supremo de Massachusetts decidiu contra Wiseman e "Titicut Follies" foi condenado e removido a exposição - com a única excepção de pequenas sessões não-comerciais para profissionais da área jurídica, educacional e médica previamente selecionados.  
A proibição de "Titicut Follies" marcou que pela primeira vez um filme americano fosse impedido de ser mostrado para outros fins, além da obscenidade ou a segurança nacional. A proibição permaneceu em vigor até 1992, e o confilto legal custou a Wiseman uma grande quantidade de dinheiro, até que ele pudesse apresentar o filme novamente. Em 1993, Wiseman permitiu que "Titicut Follies" fosse transmitido pela PBS, que foi a primeira vez que chegou a uma audiência nacional. Entretanto o filme já foi lançado em DVD.

Link
Imdb

Sem comentários: