sexta-feira, 21 de junho de 2013

O Desprezo (Le Mépris) 1963



Paul Javal é um escritor de novelas de detectives que é contratado pela produtora cinematográfica de Jeremy Prokosch para re-escrever um guião sobre a Odisseia de Homero. Prokosch está em desacordo com o seu realizador, Fritz Lang, que deseja capturar a glória e o realismo da antiguidade grega, enquanto Prokosch quer simplesmente fazer muito dinheiro. Javal concorda em assumir o trabalho, mas logo descobre que a sua esposa, Camille, começou a desprezá-lo pela sua falta de convicção. Javal foi um grande escritor mas agora sucumbiu à atracção do talão de cheques do Prokosch. Ele vai ser obrigado a escolher entre o seu casamento fracassado ou o seu novo emprego – ou será demasiado tarde para decidir? Acima de tudo, Le Mépris parece ser o filme mais convencional de Jean-Luc Godard. Um filme brilhante e caro, com os seus exteriores sumptuosos e um grande elenco composto por alguns actores de grande nome (incluindo o lendário realizador Fritz Lang, a fazer dele próprio). Notável pela ausência das marcas habituais de Godard – o humor cínico intelectual, a edição dura, o uso frenético de jumpcuts, etc. No entanto, se olharmos mais de perto veremos que este filme é tão subversivo e politizado como qualquer outro que Godard tenha dirigido. Baseado num romance de Alberto Moravia (A Ghost at Noon), Le Mépris explora os conflitantes interesses de um realizador de cinema, um produtor e um argumentista. Isto ao mesmo tempo que assistimos à desintegração do casamento do argumentista. Inteligentemente, o filme que está a ser feito (A Odisseia) paralela as vidas dos protagonistas da história – Javal é Ulisses, a sua esposa é Penélope e o produtor Prokosch é o rival de Ulisses, Poseidon. Estas vertentes sobreposições trazem um agudo senso de ironia trágica ao filme, o que torna o final particularmente doloroso e cruel. Dos actores principais, Brigitte Bardot é aquela que é usada para subtrair o maior efeito, por Godard. Mesmo em cenas onde o diálogo é dividido entre ela e a sua co-estrela, Michel Piccoli, é sobre ela que a câmera permanece. No entanto, aqui, ao contrário de tantos outros filmes menores, a intenção não é puramente de exploração. Longe de ser lasciva, a fotografia de Raould Coutard sobre Bardot é sublime, servindo para aumentar a tragédia da existência frágil da sua personagem. As imagens suculentas, reforçadas pela banda-sonora assombrosa de Georges Delerue, transmite tanta dor interior e o presságio da tragédia grega que está por vir. Esta é a realidade do desempenho de Brigitte Bardot no filme que um jornalista (possivelmente encorajado por Godard) foi levado a promulgar um dos maiores mitos do cinema – que o verdadeiro nome da atriz era na verdade Camille Javal. O Desprezo está cheio de referências fílmicas a Chaplin, Griffith, Hawks, Ray e Minnelli e outros heróis da revista francesa Cahiers du Cinéma, onde Godard era crítico.

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