domingo, 23 de junho de 2013

Dante no es Únicamente Severo (Dante no es Únicamente Severo) 1967



Não há enredo, o filme é apenas uma história atrás da outra que uma mulher conta ao seu amante, como uma Sherezade moderna. experiências com a luz, as cores, o som para a frente e para trás. Histórias de um tempo que nunca chega, de príncipes de azul, de solidão e desejo ... Extremamente engraçado, mas nem sequer devemos tentar obter um significado deste filme, basta vê-lo e apreciá-lo.
"Dante no es únicamente severo" , um filme espanhol de 1967 co-dirigido por Joaquin Jorda e Jacinto Esteva, é o filme "manifesto" da  Escola de Barcelona. A "Escola de Barcelona" foi um movimento espanhol muito pouco conhecido, semelhante à Nouvelle Vague, de onde foi beber bastante inspiração, mas o filme em si tinha mais do que um interesse histórico: pós-moderno relacionamento, em que a esposa diz ao marido várias piadas, histórias, a maioria das quais são ilustradas via dramatizações, e sequências pré-pop-vídeo (devido tanto a Godard como a Buñuel).
       O marido é interpretado por Enrique Irazoqui, o Cristo de Pasolini, actor que apenas participou em cinco filmes ao longo da sua vida. O quadro é ótimo, e o vale-tudo do fluxo de idéias e imagens é mais o de prender o espectador. A melhor sequência é de longe a extensão de abertura pré-créditos, no qual vários jovens (todos no filme são bonitos) sentam-se à volta de uma jukebox, para ouvir música, num café ao ar livre: uma sequência que parece ter sido rodada e montada ontem.
Legendas em inglês. 

Link 
Imdb

Sem comentários: