segunda-feira, 24 de junho de 2013

A Primeira Noite (The Graduate) 1967



Há certos filmes feitos na década de 1960 que parecem ficar para sempre na década de 1960. Eles não têm nenhuma mensagem de duração, e definitivamente podemos apenas visioná-los uma vez (Funny Girl). Depois, há os filmes feitos na década de 1960 que ajudaram a redefinir a fabricação de filmes, e alimentaram a capacitação de uma geração mais jovem. Butch Cassidy e Sundance Kid, Bonnie e Clyde, e de Mike Nichols, "The Graduate (1967), todos se enquadram nesta categoria. 
Quarenta anos depois do seu lançamento original, The Graduate ainda é extremamente oportuno e os seus temas e mensagens são relevantes tanto no contexto de 1967 ou de 2007. A história do filme facilmente atrai a audiência de hoje, porque A) todos nós em alguma altura questionamos o rumo que as nossas vidas estão a levar, e B) romance, amor, casos com mulheres mais velhas, e Anne Bancroft descascando as meias de seda serão sempre um grande acontecimento.
De certa forma, The Graduate, independentemente dos acontecimentos da década de 1960, e pode ser considerado como a simples história de Ben (Dustin Hoffman): um jovem que não sabe o que quer fazer com a sua vida pós-universidade e é seduzido a ter um caso com a sua rica vizinha Mrs. Robinson (Anne Bancroft), para se apaixonar pela sua bela filha Elaine (Katharine Ross). No entanto, o público, em 1967, assistiu a The Graduate, com o conhecimento de que a américa estava no meio de uma mudança política e social que veio com a Guerra do Vietname, e isso colocava o filme num contexto cultural e histórico bastante diferente. 
Ao contrário de muitos protagonistas jovens do sexo masculino em filmes feitos nesta década, Ben não é nem um soldado na guerra, nem é abertamente contra a guerra, e certamente não se encaixa no tipo de hippie da paz e do amor. Na verdade, a guerra não está directamente mencionada no filme, de todo. Ben fica longe dos jovens da sua idade ao longo de quase todo o filme e, em vez disso, apenas se cerca de pessoas da geração dos seus pais, que definem o futuro com as estéreis e deprimentes palavras "plásticas".
A sua reação aos acontecimentos por todo o mundo à sua volta levam-no a rejeitar a ideia da pós-graduação, e a permanecer inactivo no mundo da classe alta, de meia-idade, e dos amigos dos pais. A única saída de Ben é o prazer sexual, mas até nisso ele não se afasta além do mundo confortável dos amigos dos pais. Ele procura ganhar algum tipo de futuro através do caso com a Sra. Robinson, mas está impedido de viver os acontecimentos do mundo ao seu redor, devido à insularidade claustrofóbica da geração de Mrs. Robinson. 
Ben liberta-se quando se apaixona pela filha da Sra. Robinson, Elaine, e enquanto Elaine, certamente, não tem as pernas de Mrs. Robinson, com a introdução da sua personagem vem a exposição de Ben para a cultura jovem no filme, como ele faz a transição da geração dos pais para a sua própria. Considerando que o caso de Ben com a Sra. Robinson é apenas sexual na sua natureza, o caso de Ben com Elaine é intelectual e pessoal, e com ela, ele é capaz de abraçar a incerteza do seu futuro. 
Esta incerteza, e a rejeição do mundo dos pais conservadores de Ben, parece, para o público em 1967, refletir o ambiente social e político da época. A rejeição completa das normas sociais que ocorre no final do filme, enviou uma mensagem para a juventude da década de 60 que ainda hoje é relevante: é hora de uma nova geração entrar no seu próprio país. Esta mensagem política latente transforma o pretenso enredo simples, mas atraente do graduado numa espécie de mantra para a juventude da década de 60, e, provavelmente, para os jovens das gerações vindouras. 

Link 
Imdb 

Sem comentários: