terça-feira, 18 de junho de 2013

Os Cafajestes (Os Cafajestes) 1962


Um jovem playboy preocupado com a falta de dinheiro quando o seu pai está a ir à falência, recruta um cúmplice, prometendo a este um carro se ele o ajudar num esquema de chantagem. Eles atraem a amante do tio até uma praia deserta e a fotografam-na nua. O playboy planeia extorquir dinheiro do tio rico com as fotos, mas as coisas não acontecem conforme o planeado. O playboy atrai a prima para a mesma praia mas, sentindo-se atraído por ela, hesita em continuar com o esquema proposto. Este filme ficou famoso por mostrar o primeiro nu frontal do cinema brasileiro moderno.
A primeira coisa que nos vem à mente quando vemos "Os Cafajestes", é a forma como é realizado, a ousadia e como tão fascinante ainda parece. O drama existencial de quatro personagens - dois homens e duas mulheres, que se entregam em perigosos jogos, enganosos, que incluem sexo, fotos, carros, praias, drogas e chantagem - tem um grande estilo visual, ousadia temática e uma crítica ácida da amoralidade e do egoísmo. Isto tudo, mais o virtuoso trabalho de câmera de Tony Rabatoni, a brancura escaldante do verão das praias e das dunas de Cabo Frio, a surpresa em que se ​​transforma a trama, o diálogo nervoso e o (então) tratamento complexo de som e imagem fazem deste um filme inesquecível, uma das mais impressionantes estreias na história do cinema latino-americano, lamentavelmente, pouco conhecido fora do Brasil.
Muitos historiadores citam "Os Cafajestes", como o marco zero do Cinema Novo brasileiro, o que é discutível, mas não o facto de ele ter sido o primeiro sucesso de crítica do Cinema Novo, mas também foi um enorme sucesso comercial. Introduziu um complexo, fresco, em parte derivado da Nouvelle Vague francesa (o realizador Ruy Guerra estudou na IDHEC na década de 50), em parte semelhante à estética de Antonioni, mas decididamente o resultado das suas concepções da Guerra e da liberdade artística, aliviado por concessões aos estúdios ou do mercado. Este filme independente do baixo orçamento feito inteiramente ao ar livre provou aos jovens cineastas brasileiros que o cinema intransigente era viável, poder tocar no coração do público e até mesmo ser lucrativo. "Os Cafajestes" levou os críticos e o público numa tempestade e forçou o cinema brasileiro a entrar na idade adulta.

Link
Imdb

Sem comentários: