domingo, 30 de junho de 2013

O Planeta Selvagem (La Planète Sauvage) 1973



Escravos e senhores dominam a narrativa do mundo distante de Ygam. Situado em torno da vida de Ter, uma espécie de humano sob a forma de um Om, escravo dos Draags, alienígenas azuis gigantes. Consegue escapar para o deserto e com um legado usado pelo avanço intelectual dos Draags, Ter encontra refúgio e apoio nos restantes companheiros Om, e usando a ferramenta da aprendizagem, descobre que o conhecimento é poder e, de seguida, começa a usar o novo conhecimento encontrado para se revoltar contra os mestres Draag ...
 Se nunca ouviu falar em "O Planeta Selvagem" (La Planète Sauvage), então não se surpreenda. Feito em 1973, fez o seu percurso no Reino Unido, nas art-houses de cinemas nos anos que se seguiram, por vezes, como um segundo recurso, mais comercial para atraír outro público.Chegou a ser exibido junto com "Alien - O Oitavo Passageiro".
Embora o enredo seja bastante simples, dá-nos um enorme soco no estômago, e é surpreendentemente terrível para um filme de animação. Desde a sua sequência de abertura - em que uma pequena fêmea Om carrega um bébé recém-nascido e é impiedosamente perseguida e, de seguida brutalmente assassinada pelos insensíveis Draags - fica claro que o realizador René Laloux e Roland Topper ("que forneceu o artwork original") estão nos dizendo que o filme é uma alegoria de extrema opressão e tirania.
Não há nada de infantil nesta animação de Laloux, e o realizador explora alguns temas muito sérios. Uma preocupação recorrente é o lado sinistro da civilização humana. O Planeta Selvagem  retrata uma civilização muito avançada, refinada que têm um monstruoso lado desumano. Invertendo a nossa própria ordem mundial e colocando os seres humanos no extremo inferior da escala, o filme surpreendentemente sublinha a nossa própria crueldade casual para todos os outros seres vivos. Mais importante, destaca o perigo inerente em estabelecer qualquer tipo de hierarquia entre as espécies ou raças, e neste aviso pode ver-se o trauma deixado pelo nazismo na geração de Laloux.
Ganhou um prémio especial no Festival de Cannes, e esteve nomeado para a Palma de Ouro, facto inédito para um filme de animação, até então. 

Link  
Imdb

Sem comentários: