domingo, 9 de junho de 2013

A Corda (Rope) 1948




Filmado em 1948, "The Rope" é o primeiro filme do lendário Alfred Hitchcock para a Warner Bros Pictures. Para a tecnologia primitiva disponível na altura, a produção parece e soa a impressionante, e talvez o mais importante, possui um argumento muito sólido. Baseado numa história real, o filme mostra Brandon e Philip a cometerem o crime perfeito, matando um amigo apenas para uma emoção intelectual. O filme em si não é baseado no crime, uma vez que a euforia inicial do acto desta dupla, é seguida de medo, de Philip, de ser apanhado, e da convicção de Brandon de que não o será.
Embora o filme seja bastante lento, por vezes, Hitchcock consegue manter um nível sustentado de suspense ao longo do filme, com o personagem Rupert Cadell ficar cada vez mais desconfiado das actividades dos amigos à medida que o filme avança. Hitchcock também faz o seu filme mais experimental ao dirigir "A Corda", como o filme tem apenas dez sequências de corte, ou seja, sequências que duram cerca de dez minutos ininterruptos. Além disso, é sugerido que o filme faz referências à homossexualidade, por causa da relação entre Brandon e Philip, e por causa disso foi proibido durante a década de 1940.  
De certa forma, Rope é filmado como uma peça de teatro, e para compreender o filme, deve-se fazer a pergunta: porquê? Porque um mestre, um formalista, como Hitchcock, se compromete a limitar-se tanto, e de modo tão rígido? O filme é um formato infinitamente mais flexível, elástico que a peça teatral. Nos filmes, por exemplo, podemos viajar para qualquer lugar, escolher qualquer ponto de vista, e realizar outras tarefas importantes. Podemos retardar momentos ou acelerá-los. No teatro, estamos sempre acorrentados ao palco, para um número limitado de cenários e à vista de todos. 
Reconhecendo o talento do realizador aqui, não acreditamos que Hitchcock fizesse Rope desta forma tão peculiar simplesmente para honrar o formato original da peça de Hamilton, mas sim porque ele detetou que com todos os elementos do palco (espaço limitado, visões limitadas, assim por diante), poderiam aumentar a atmosfera de suspense deste particular conto moral. 
Por um lado, a abordagem de Hitchcock oferece a vantagem de representar a história (principalmente sem cortes) em algo aproximando ao "tempo real". Não há anúncios publicitários. Nenhuma cena quebra para passar a outro local (como na série "24", por exemplo). Em vez disso, seguimos Brandon e Phillip desde o instante do crime, até à descoberta do corpo, 81 minutos mais tarde. Não há um momento, ou melhor, um segundo, para relaxar .... o cadáver de David poderia ser descoberto a qualquer momento. Como membros da audiência, partilhamos esta tensão com estes dois homens.

Link
Imdb

Sem comentários: