terça-feira, 25 de junho de 2013

A Festa (The Party) 1968



Depois dos sucessos de "A Pantera Cor de Rosa" e da sua continuação "A Shot in the Dark", Blake Edwards e Peter Sellers reuniram-se para fazer um filme maior, e em grande parte improvisado, The Party, uma comédia que tenta jogar com o sucesso dos filmes da pantera. Sellers interpreta Hrundi V. Bakshi, um actor indiano imbecil que - depois de ter sido colocado na lista negra por sabotar um épico de grande orçamento de Hollywood - é acidentalmente convidado para uma festa pretensiosa de um produtor de cinema enraivecido. Lá, numa homenagem a "Mon Oncle", de Jacques Tati, Bakshi atrapalha tudo à volta em casa do produtor, fazendo deixar de funcionar as todas as portas e móveis automáticos, entre outras coisas.
O realizador Blake Edwards formou mais um veículo para Peter Sellers, para este mostrar os seus notáveis dons de mimetismo. Uma vez que Sellers faz a sua aparição na festa, o filme torna-se um desfile para os vários episódios embaraçosos que afligem o seu personagem excêntrico. Apesar da história simples e das palhaçadas normais, há um foco constante sobre o nervosismo que assola qualquer convidado para uma grande festa, assim como acontece com o Hrundi V. Bakshi de Peter Sellers.
O argumento contém algumas grandes linhas, e se estas não tivessem sido entregues tão brilhantemente a dois actores como Sellers Steven Franken, o filme seria apenas um conjunto de sketchs cómicos, grosseiramente exagerados e por vezes cansativos. Peter Sellers, no entanto, trabalha duro para fazer estas situações insanas, que o seu personagem involuntariamente se encontra, parecer muito real, engraçado e extremamente divertido. Steven Franken está mais do que dignamente ao seu lado. O argumento é mínimo e, basicamente, consiste em diferentes situações embaraçosas que permitem a Sellers fazer o que ele deseja.

Link 
Imdb 

Sem comentários: