sábado, 30 de março de 2013

Quando Passam as Cegonhas (Letyat Zhuravli) 1957


O filme conta a história de Veronica (Tatyana Samoilova), que vê partir o seu amante Boris (Alexei Batalov), que se junta ao exército para lutar contra os alemães quando eles invadem o país em 1941. Na sua ausência, ela sofre perdas terríveis, incluindo uma cruel sedução pelo primo de Boris. Como ela evolui de uma menina apaixonada para uma mulher marcada pela tragédia, ela agarra-se à esperança de se reunir novamente com o seu amante.
Durante os anos do pós-II Guerra Estalinista na Rússia, até à morte de Stalin, em 1953, a censura exercida sobre os cineastas soviéticos era extremamente restritiva. Os filmes tiveram que glorificar o estado e o comunismo como um sistema e incentivar o sacrifício por cidadãos soviéticos em nome do Estado. Obviamente, a crítica dos funcionários do Estado ou as políticas estavam fora de questão. Depois da morte de Stalin, houve um degelo substancial da política, e os artistas foram novamente autorizados a pelo menos um mínimo de licença artística. Assim como tinha acontecido depois da morte de Franco em Espanha e depois do fim da Revolução Cultural na China, as frustrações reprimidas entre os artistas levaram a uma explosão imediata de criatividade na Rússia pós-Stalin. Um dos beneficiários do relaxamento das restrições foi o realizador Mikhail Kalatozov (1903-1973), que tinha vindo a fazer filmes na União Soviética desde a década de 1920. Os espectadores podem testemunhar em The Cranes Are Flying (1957) o que é o renascimento do cinema de uma nação como uma força criativa, bem como a libertação parcial de um povo.
Mikhail Kalatozov foi um dos grandes inovadores no grande período do cinema mudo soviético, nos anos 20 - um discípulo de Vertov. Isto é evidente a partir do estilo modernista de The Cranes are Flying. A imagem emprega uma técnica incrivelmente fluida e emocionante - o posicionamento e o movimento da câmera é brilhante, com o uso de guindastes, sequências de câmara na mão, e o uso dinâmico de som e música - um estilo que casa a beleza formal com a profunda emoção. Embora seja difícil destacar apenas uma cena, deve-se mencionar uma sequência em que um soldado que acaba de levar um tiro,toda a sua vida passar diante dos seus olhos - uma sequência que é executada em perfeita união de música e montagem, com um efeito tão devastador, pungente, que dificilmente esqueceremos.
"The Cranes are Flying" tem todo o polimento de um filme de estúdio americano combinado com a inventividade das novas ondas emergentes do mundo do cinema. Mas o que o torna ainda mais especial é que, ao contrário da maioria dos filmes em que um estilo extravagante é empregado, a forma está ao serviço de uma história que é totalmente romântica. Este filme revela as alegrias e tristezas mais profundas do coração, as lições mais difíceis da vida, a mais profunda nostalgia para o que está perdido, e os maiores laços de sentimento entre as pessoas. O seu poder é ajudado imensamente pela interpretação da bonita Tatyana Samoilova (sobrinha-neta de Stanislavsky), que hipnotiza de uma forma que só pode ser comparada aos desempenhos das estrelas clássicas da Hollywood antiga. 
A Palma de Ouro, em 1958, foi para este filme, e a actriz especial, Tatyana Samoilova, também recebeu uma menção especial.

Link
Imdb

2 comentários:

hg disse...

Maravilhoso filme. Deparei-me com ele graças à RTP2. Gravei filme em vhs mas em nenhuma parte do filme aparecia título do filme em português e nem sequer o nome do realizador era discernivel. Levei anos a descobrir que filme maravilhoso era aquele... este. Quem não viu, um conselho: vejam!

Anónimo disse...

Pode repor o link desse belíssimo filme?
TD