terça-feira, 12 de março de 2013

O Forasteiro Invencível (Gli Fumavano le Colt... lo Chiamavano Camposanto) 1971


1971 foi um ano de cruzamentos no ciclo do Western italiano. Com os anos mais criativos e bem sucedidos, aparentemente a ficarem para trás o sucesso em grande escala do primeiro Trinitá parecia trazer uma nova esperança para o género. Mas a fórmula de Trinitá era um muito diferente dos seus antecessores. Pegou num género já bem envolto em ironia e levou-o através de uma linha perigosa, a paródia aberta. Foi um passo que atraiu muito público novo, mas também muitos dos fãs mais devotos deixaram de acreditar nos género. No entanto, o Expresso Trinitá era um comboio poderoso demais para ser ignorado, e mais filmes seguiram o seu estilo nos anos seguintes. Alguns abraçavam o estilo cómico de todo o coração, outros pegavam nos seus elementos mais leves, e embrulhavam-no numa forma menos paródica. Este filme de Giuliano Carnimeo é uma obra que, embora ocasionalmente se envolvesse um pouco mais com os elementos de comédia, mantém um equilíbrio entre a ironia e a paródia com bastante sucesso. Navegando habilmente numa linha entre os dois géneros, é  um filme de aventuras agradável que oferece uma oportunidade para uma relação na grande tela entre dois dos filhos preferidos do género: Gianni Garko e William Berger.
Os irmãos McIntire regressam a casa depois de serem educados no leste, para encontrarem o pai aleijado e os colegas fazendeiros sob o domínio de traficantes locais que lhes sangram o dinheiro todo em troca de protecção, sob a ameaça de violência. Os irmãos, cheios de fúria moral, mas mal equipados para uma cidade viciada em armas, enfrentam os bandidos e tornam-se alvos para o misterioso líder, que paga os serviços de um pistoleiro, para eliminar os novos "trouble makers". Sem o conhecimento de todos, outro pistoleiro chega à cidade. Um estranho que parece estar do lado dos irmãos, é um velho conhecido do homem recém-contratado pelo mafioso local. Os dois pistoleiros tentam servir os seus próprios fins, sem entrar em conflito aberto ou transgredir o seu "código profissional", mas será que conseguem?
Garko tinha atingido os limites irónicos do western com o retrato, quase sobrenatural, da caracterização de Sartana, primeiro sob a direção de Gianfranco Parolini e depois Giuliano Carnimeo. Com "O Forasteiro Invencível" muita da sua aparência bem sucedida foi mantida. O herói ultra cool, com um elemento de mistério para ser resolvido, a habilidade para disparar de Sartana, foi mantida, mas outros ajustes também foram feitos, para acomodar um tom geralmente mais leve e permitir adicionar elementos mais cómicos. Os irmãos McIntire são a inserção mais evidente que se desvia da fórmula anterior. O enredo do filme, basicamente segue a busca para livrar o pai, da extorsão dos seus adversários. A personagem de Garko, embora central no filme, é apenas o veículo para a realização dessa tarefa; socorrer-los para longe de problemas, ensina-los a atirar e, vigiá-los  como um anjo da guarda. Sartana nunca teria permitido que qualquer outra personagem dominasse uma das suas narrativas tão obviamente. 

Mega
Link  
Imdb 

2 comentários:

Turista e Artista disse...

Se não é acredito que irá ser com o passar do tempo.
Se olhar o cinema mainstream é um clássico com certeza...

Pedro Pereira disse...

Não fazia a mínima ideia do titulo nacional. Ruinzinho diga-se.

--
Pedro Pereira

http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
http://destilo-odio.tumblr.com/