domingo, 24 de março de 2013

A Batalha dos Sexos (The Battle of the Sexes) 1928


Um remake de um outro filme de D.W. Griffith, de 1914, "The Battle of the Sexes" é um muito divertido conto de um homem de família de meia-idade, JC Judson (Jean Hersholt), que apesar da sua devoção à esposa e filhos, apaixona-se por outra mulher, Marie Skinner (Phyllis Haver). Quando a Sra. Judson (Belle Bennett) e os seus filhos já crescidos, Ruth (Sally O'Neil) e Billy (William Bakewell), o confrontam com a terrível verdade, Judson recusa-se a desistir da sua namorada e, sai de casa. Ruth, desesperada, de arma na mão, procura um confronto com Marie, mas é interrompida pelo namorado desta, Babe Winsor (Don Alvarado), que embriagado começa a cortejar a bonita Ruth.
Esta tardio (1928) filme mudo de D.W. Griffith inclui muito do que podemos esperar do realizador: um conto altamente moral, a acção centrada em torno de uma família nuclear, um pouco de humor, mas utilizado de forma eficaz, com cuidado no argumento, e a realização que provoca interpretações excelente. Na verdade, é consideravelmente menos pesado do que as obras épicas de Griffith (Intolerância, etc), e apesar do título grandioso, a história é bastante simples.
A diva deste filme era Belle Bennett. Bennett era uma performer circense durante a infância. O pai era Billie Bennett, proprietário de um circo, que a treinou para ser uma artista do trapézio. Trabalhava como actriz de cinema em 1913, tendo sido lançada em numerosos filmes de pequenas empresas cinematográficas da costa leste.
Mudou-se para Hollywood antes de Samuel Goldwyn a selecionar entre 73 actrizes para o papel principal em Stella Dallas (1925). O filme foi classificado como um dos melhores de todos os tempos. Enquanto filmava morria-lhe o filho, William Howard Macy, de 16 anos. Macy tinha sido apresentado como irmão de Bennett, por causa do medo que ela tinha que os patrões descobrissem a sua verdadeira idade. Ela, na verdade, tinha 34 anos, e não 24, como afirmara.
Depois do seu papel de mãe em "Stella Dallas", entrou num considerável número de longas-metragens, mas viria a falecer em 1932, com apenas 41 anos. 
Intertitles em ingles. Apesar de no ficheiro dizer que é a versão de 1914, esta é a versão de 1928.

Link 
Imdb

Sem comentários: