quinta-feira, 7 de março de 2013

O Pistoleiro Esquecido (Il Pistolero dell'Ave Maria) 1969

 
"Il Pistolero dell'Ave Maria" foi feito em 1969, quando o western spaghetti ainda era muito popular, mas definitivamente começava a mostrar sinais de desgaste. As velhas fórmulas íam ficando gastas, e novas tiveram de ser encontradas. Enquanto alguns realizadores decidiram adicionar o elemento cómico ao género, outros tentaram criar uma variação mais adulta, remodelando as histórias de vingança clássicas. Johnny Hamlet (Quella sporca storia nel west/1968) era uma adaptação "suja" de Shakespeare, da história de Hamlet, "O Pistoleiro Esquecido" era uma releitura da lenda grega de Orestes, filho de Clitemnestra e Agamenon, que vinga o assassinato do pai, com a com a ajuda do amigo e ex-mentor Pílades, e a irmã Electra.
Neste filme de Ferdinando Baldi, Orestes chama-se Sebastian, e tornou-se num jovem a viver por conta própria. Um dia, um estranho ferido chamado Rafael refugia-se na sua casa e diz-lhe que é um velho amigo e que Sebastian é o filho do general mexicano Carrasco, que foi assassinado anos atrás pela sua esposa Anna e o amante Thomas, quando ele regressava de uma campanha militar. Sebastian conseguiu escapar com a ajuda de uma empregada, e a sua irmã Isabella foi forçada a casar-se com um homem que não amava, permancendo virgem. O seu verdadeiro amor era Rafael, que foi perseguido e castrado (!) pela escumalha que trabalhava para o casal assassino. Sebastian não se lembra do massacre, mas o badalar dos sinos anunciam memórias fragmentadas, e então começa a seguir Rafael, a fim de reconstruir o seu próprio passado. Depois de todos estes anos, Rafael continua a ser perseguido pelos homens que trabalham para Anna e Thomas, e em diversas ocasiões, Sebastian salva-lhe a vida.
Tal como "Johnny Hamlet", "O Pistoleiro Esquecido" não era muito popular na altura em que foi lançado pela primeira vez. Hoje, o filme tem um ferveroso culto de seguidores, e de acordo com Tom Betts é uma dessas jóias quase esquecidas do género que cada fã deve verificar. Ao mesmo tempo, o filme é rejeitado por outros, por ser demasiado complicado e melodramático para o género.
  
Mega 
Link 
Imdb

Sem comentários: