segunda-feira, 11 de março de 2013

O Especialista (Gli specialisti) 1969


Feito em 1969, Gli Specialisti é o menos popular dos quatro westerns que Sergio Corbucci fez no final dos anos sessenta, que muitas vezes aparecem em listas pessoais de westerns spaghetti preferidos. No ano anterior, ele tinha feito "The Mercenary" e "O Grande Silêncio", no ano seguinte traria "Companheiros". Com um herói que usa colete à prova de balas, um grupo de hippies drogados, e um bandido mexicano que dita a sua própria biografia a um rapaz, "O Especialista" é também o mais extravagante deste lote. A génese do filme é bastante obscura. Foi anunciado como um filme sobre um especialista em guerra, sob o título de "Lo Spécialiste a Mano Armata", e Lee Van Cleef foi mencionado tanto como actor principal como co-autor da história original. Recentemente, um projecto de um script foi desenterrado, assinado por Corbucci e Van Cleef, mas como alternativa, um título muito sugestivo: "Il Ritorno del Mercenario". De algum modo, e de alguma forma, Van Cleef saíu do projeto, e, aparentemente, Corbucci decidiu fazer um filme diferente, usando apenas algumas idéias do projeto inacabado (o colete à prova de balas e mexicanos bandidos revolucionários são claramente resquícios). De acordo com o protagonista, Johnny Halliday, o argumento foi escrito - cena por cena - no set, o que poderia muito bem explicar algumas das suas anomalias.
Na cena de abertura quatro jovens, que parecem hippies, são arrastados para a lama por bandidos mexicanos depois de um assalto a uma diligência. Um dos mexicanos atira uma moeda para dentro da lama, dizendo que o único que a devolver, será salvo (Barboni usaria essa idéia novamente na sequela de Trinitá). A câmera segue o líder dos mexicanos para dentro de uma casa, onde este é surpreendido por um homem vestido de preto, que mata todos os bandidos e é identificado pelos passageiros da diligência como o famoso pistoleiro Hud. Os passageiros chamam-no de amigo, mas Hud, impressionado, responde que não tem um único amigo no mundo. Está a caminho de Blackstone, no Nevada, para descobrir por que razão o seu irmão foi enforcado pelos habitantes da cidade, e o que aconteceu ao dinheiro que ele deveria ter desviado. Um ex-amigo, agora líder de um bando, coloca-o no rastro da sua velha chama, Virginia Pollicut, a viúva do proprietário do banco, que praticamente controla a cidade, usando todas as armas possíveis, inclusive o sexo...
À primeira vista, parece ser um western de vingança bastante simples, mas de acordo com Corbucci é um filme político. Se "O Especialista" é um vingador, então ele não está a agir contra um adversário, mas contra toda uma comunidade, representando a sociedade burguesa, detestada por Corbucci por reprimir todas as iniciativas revolucionárias pela força bruta. Tudo isto culmina com a famosa cena de Halliday a queimar o dinheiro do povo de Blackstone diante dos seus olhos. Quando Corbucci começou a trabalhar no filme, ficou claro que a revolta estudantil de Maio de 68 parisiense tinha fracassado e que não haveria nenhuma mudança política radical na Europa. Hud não tem amigos no mundo, as únicas pessoas em quem ele pode confiar é numa jovem angelical, uma prostituta e um xerife simpático, mas desastrado. O seu ex-amigo El Diablo é um ex-revolucionário que se transformou em bandido, e o xerife, que tem algumas idéias válidas sobre a não-violência (revolução pacífica?) é brutalmente assassinado enfrentando El Diablo, desarmado. Mas se El Diablo tornou-se num bandido 'normal', o seu desprezo pela burguesia de Blackstone é ininterrupta: para ele são apenas um bando de idiotas mandados por uma mulher, Virginia Pollycut (note-se que este também é o nome de Luigi Pistilli em "O Grande Silêncio"). Os personagens mais desdenhosos de todos eles, são os quatro hippies (um deles parece o Sergeant Pepper, dos Beatles). São apresentados como escória do menor tipo, que pedem ao especialista para lhes ensinar a atirar, assediam os visitantes do saloon, e forçam as pessoas de Blackstone a despir-se e rastejar pela rua principal da cidade num final escandaloso.
Halliday era (e ainda é!) um artista de rock francês notavelmente bem-sucedido, que vendeu mais de 80 milhões de cópias dos seus álbuns. O seu alcance de interpretação é naturalmente limitado, mas é refrescante ver um rosto desconhecido na liderança, e a sua estatura esguia e a expressão facial melancólica parecem encaixar muito bem na personagem. Hud pode ser um especialista, mas não é um mercenário. É um personagem solitário e quase miserável, mais perto do Silence do que de qualquer outro dos personagens de Corbucci.  

Mega
Link 
Imdb 

Sem comentários: