sexta-feira, 8 de março de 2013

Deus Perdoa... eu Não (Dio Nerdona... Io no!) 1967


Este era o primeiro filme da dupla Hill & Spencer, que daria ao western italiano um novo fôlego (e um novo rosto) nos anos seguintes. Mas esta não é uma comédia: é um filme escuro, sinistro e violento. Abre com uma cena magnífica: uma festa de boas-vindas espera a chegada de um comboio, mas quando este chega não pára, e prossegue, embatendo na barricada no final da linha. O comboio parece vazio, mas na realidade foi roubado, e todos os passageiros foram massacrados, com excepção de um. Um homem ferido que foi deixado a morrer e, aparentemente, perdeu os sentidos.
É uma cena desconfortável, dando o tom para a atmosfera sinistra do filme. Pouco depois, sabemos que o único sobrevivente viveu o tempo suficiente para dizer o nome do ladrão que roubou o comboio a um homem chamado Hutch, que trabalha como investigador de uma companhia de seguros. O nome, Bill San Antonio, pertence a um homem que se acredita ter morrido num duelo com um pistoleiro chamado Cat Stevens. Hutch pensa que Cat também quer descobrir o que está a acontecer, e propõe que unam forças, mas Cat prefere trabalhar sozinho. Ele deixa Hutch e parte em busca de Bill San Antonio, com Hutch no seu encalço. Quando Cat é capturado pelos bandidos, Hutch salva a sua vida. Agora, os dois homens unem-se "para roubar o dinheiro roubado" do bandido sádico e aniquilar o seu bando num confronto final. 
O realizador Colizzi já andava a pensar num western-thriller há alguns anos, mas o projeto só tomou a forma final depois dele ter passado algum tempo com Leone, tanto no set como durante a pós-produção de "O Bom, o Mau e o Vilão".O título do filme era para ter sido "Il Gatto, Il Cane e la Volpe" (O gato, o cão e a Raposa) mas Colizzi tinha vendido os direitos a um produtor, Fulvio Lucisano, que entretanto tinha escolhido outro realizador. Entretanto, Colizzi comprou os direitos de volta, e auto nomeou-se realizador. Queria lançar um actor fortemente construído para a parte do Cão, em contraste com o elegante e bem parecido Peter Martell, que iria interpretar o Gato. Pensou em Carlo Pedersoli, um ex-campeão de natação, que representou o país nos Jogos Olímpicos, e tinha entrado em alguns filmes na década anterior. Quando a equipa de produção já se encontrava em Espanha para iniciar a rodagem do filme, Martell teve uma discussão com a esposa e partiu um dedo do pé ou ou uma perna. Oficialmente, Martell partiu um dedo do pé, quando deu um pontapé numa cadeira durante uma briga inútil com a esposa, mas de acordo com algumas testemunhas, ele partiu uma perna quando caiu das escadas do hotel espanhol, depois da sua esposa lhe ter dado um tabefe, porque ele a andava a enganar.
Colizzi tinha assim, apenas dois meses para fazer o filme e o trabalho não poderia ser adiado. Voou  para Roma para encontrar um substituto, e, segundo dizem, Mario Girotti foi recomendado a Colizzi por Manolo Bolognini, o produtor de Django (que conhecia Girotti da produção de "Little Rita of the West"). Tanto Pedersoli como Girotti foram convidados a escolher um nome para o mercado internacional. Girotti escolheu o nome a partir de uma lista que foi lhe foi entregue, aparentemente porque TH eram as iniciais da sua mãe, e ficou Terence Hill. Pedersoli não preciou de lista: Spencer Tracy era o seu actor preferido e estava a segurar uma garrafa de Budweiser quando foi convidado a inventar um pseudo-nome. Assim ficou Bud Spencer.
O argumento trai a história por causa de múltiplas escritas e reescritas. Devido a uma série de flashbacks e reviravoltas, os telespectadores precisam de muita atenção para acompanhar a história. Mas toda esta comoção não pode esconder que o script é uma espécie de releitura do filme de Leone "For a Few Dollars More", de dois homens com diferentes métodos a unir forças (primeiro relutantemente, depois, com todo o coração), enquanto perseguem um bandido psicopata. No entanto, a conclusão do filme, está mais próxima de "O Bom, o Mau e o Vilão", ecoando o triello do cemitério de "Sad Hill". O título original foi abandonado, mas a idéia dos três personagens contrastantes, simbolizados pelos nomes de animais, é ainda perceptível: Hill é o gato, que sobe a telhados, ágil e rápida; Spencer o cão tenaz, seguindo uma trilha, Wolff a raposa, manhoso, traiçoeiro e sanguinário. Embora Hill e Spencer não sejam realmente utilizados como um duo, há alguns lampejos de química, anunciando algo que acontecerá num futuro próximo. Mas o filme definitivamente pertence a Frank Wolff, como o ruivo Bill San Antonio, um dos grandes vilões do género.

Mega
Link 
Imdb

Sem comentários: