terça-feira, 26 de março de 2013

O Palhaço (He Who Gets Slapped) 1924


É um conto de degradação, humilhação, e sacrifício. Lon Chaney é o prolífico cientista Paul Beaumont, tão dedicado ao seu trabalho que, inevitavelmente, se torna alheio ao mundo. O patrão de Beaumont, rico e imundo, é o Barão de Regnard (Marc McDermott). Regnard tem vindo a enganar Beaumont, envolvido com a sua esposa Maria (Ruth King) e planeando roubar o fruto do seu trabalho científico.
O mundo de Paul Beaumont desaba quando Regnard apresenta os trabalhos de Beaumont, como a sua própria criação, para a Academia. Beaumont tenta, em vão, convencer a Academia do roubo, mas eles tomam o lado do Regnard, um homem rico e influente, ao contrário do pobre e desconhecido Beaumont. Beaumont é desprezado pela traição do seu patrão, pelo riso da academia, e com a descoberta da infidelidade da sua esposa, e, finalmente, pela bofetada humilhante que Regnard dá no seu rosto. É uma bofetada que agora ecoa obsessivamente na cabeça de Beaumont. É então que ele se transforma no palhaço, "He".
O palhaço "He Who Gets Slapped" (HE) em breve será a fúria do circo Paris. Debaixo da cara pintada está o antigo Paul Beaumont, que repete aquele momento cruel de humilhação vez atrás de vez, todas as noites, numa grande interpretação, mas sempre com a vingança a pairar sobre a sua cabeça. O público faz do palhaço uma estrela, e agora está perdido de amores por Consuelo (Norma Shearer, que depressa se tornaria na Sra. Irving Thalberg), mas ela está apaixonada por Bezano (John Gilbert) que, naturalmente, significa amor não correspondido por "HE".
Chaney tem um dos seus papéis mais naturais, e uma das suas mais seguras performances em grande parte devido ao realizador Victor Sjöström, que também dirigiu Chaney e Norma Shearer, no ano seguinte, em "Tower Of Lies" (infelizmente, mais um filme perdido). Victor Sjostrom era uma espécie de ícone. Era o realizador preferido de estrelas como Greta Garbo ou Lillian Gish, e a sua obra-prima, "The Phantom Carriage" (1921), foi uma influência considerável sobre Ingmar Bergman. Depois da chegada do som Sjostrom aposentou-se da vida de realizador para regressar ao seu primeiro amor, de ser actor, mas ainda serviu de mentor para o jovem Bergman, que lhe devolveu o favor, reservando-lhe um papel de extraordinária beleza como o Dr. Isak Borg de Morangos Silvestres (1957, possivelmente o maior filme de Bergman).
Depois de ver os filmes que Sjostrom tinha feito na Suécia, o produtor Irving Thalberg recrutou Sjostrom para Hollywood. He Who Gets Slapped foi o primeiro filme que o sueco fez para a MGM, e provou ser um empreendimento lucrativo para todos os envolvidos. Sjostrom era um dos poucos realizadores respeitados tanto por Louis B. Mayer como por Thalberg. He Who Gets Slapped é baseado numa peça de 1914, por Leonid Andreiev. A obra resultante, parece muito mais um filme europeu do que qualquer outro que os estúdios de Hollywood tinham produzido naquela altura.
 A diva deste filme é Norma Shearer. Chamou a atenção do produtor Irving Thalberg exactamente neste filme, e assinou um contrato com a MGM, tendo casaso com o rico produtor em 1927. Os mais críticos acusaram-na de se casar pela sua carreira. No entanto, ela foi nomeada para seis Óscares, e recebeu um por seu papel em The Divorcee. Morreu a 12 de junho de 1983, na Califórnia.
Intertitles em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: