domingo, 17 de março de 2013

Caçada ao Amanhecer (Manhunter) 1986


"Manhunter" preocupa-se primordialmente com semelhanças e paralelos. O primeiro dos filmes de Hannibal Lector (mesmo que ele seja uma personagem mais secundária), esta obra de Michael Mann é filmada a direito, em linhas rectas que constantemente enquadram os personagens e as suas acções, uns contra os outros. Um colaborador frequente de Michael Mann, o diretor de fotografia Dante Spinotti, criou umas linhas que não são importantes apenas para olhar para "Manhunter", mas servem também para ilustrar as semelhanças dos seus personagens. O argumento é bastante simples, e espelha a história contada no romance de Thomas Harris, do segundo Hannibal, "O Silêncio dos Inocentes".
Um serial killer anda à solta, tendo matado duas famílias anteriormente, e sem intenções de parar. Francis Dollarhyde (um fantástico e imponente Tom Noonan), conhecido simplesmente como “The Tooth Fairy”, invade a casa das suas vítimas e mata todos, inclusive colocando pedaços de vidros partidos nos seus olhos para que eles possam testemunhar a sua grande transformação. Will Graham (William Peterson), um profiler retirado do FBI, que vive numa majestosa propriedade à beira-mar, é chamado pelo diretor do FBI, Jack Crawford (Dennis Farina) para ajudar a apanhar o perturbado assassino. Com a ajuda e conselho do icónico Hannibal Lector (soletrar Lecktor, interpretado por um incrível Brian Cox), Graham é obrigado a juntar cuidadosamente o perfil psicológico de Dollarhyde, transformando-se, e tornando-se ele mesmo no personagem que está perseguindo.
Também é importante observar a decisão de Mann de alterar o título de "Red Dragon" (que é o nome do livro de Harris) para "Manhunter". Mais uma vez, isso ilustra o trabalho de Mann recorrente em todos os seus filmes: personagens definidos pelo que eles fazem. Will Graham está literalmente a caçar Dollarhyde, e é isso que o consome. Privado do sono e geralmente sozinho, Graham observa obsessivamente todos os detalhes sobre cada pista, tornando-se, essencialmente, o Tooth Fairy que persegue. Graham também é um sonhador, ele trabalha na resolução dos crimes, mas os sonhos da sua casa, da esposa, do filho, são sonhos que são tão vívidos e inebriantes para Graham como são os de Dollarhyde. Mann corta para essas fantasias em longos flashbacks em slow motion, que são de tirar o fôlego de toda a sua beleza. 
A abordagem de Mann sobre o cinema, as cores vibrantes, a composição singular, a banda-sonora de sintetizadores, emocionam. Definem Manhunter para lá, não apenas de todos os filmes de serial killers, mas também de todos os outros filmes de Mann.

Mega
Link 
Imdb 

Sem comentários: