domingo, 10 de março de 2013

E Deus Disse a Caim (E Dio Disse a Caino) 1970


Depois de dez anos de trabalhos forçados, por um crime que não cometeu, Gary Hamilton (Klaus Kinski) é perdoado. Ele foi traído pelo seu ex-amigo Acombar, que agora está casado com Maria, ex-namorada de Gary. Enquanto isso, Acombar tornou-se um tirano local, com um exército de pistoleiros a protegê-lo. Na diligência que o traz de volta, Hamilton acidentalmente encontra o filho de Acombar, Dick, e pede-lhe para dizer ao pai sobre a sua chegada. Um tornado é anunciado, e quando Hamilton se aproxima da cidade os pistoleiros de Acombar esperam por ele, cegos pela poeira levantada pelos fortes ventos. Hamilton usa a rede de galerias subterrâneas (de um cemitério indígena) para perseguir os seus inimigos e matá-los um a um, ajudado por algumas das pessoas da cidade que odeiam Acombar.
Muitas vezes considerado o melhor western de Margheriti, bem como o melhor dos spaghetti westerns góticos, este é também um filme controverso. É um remake não-oficial de um outro western spaghetti, feito apenas meses antes, "A Stranger in Passo Bravo", de Salvatore Rosso. Embora alguns elementos da história tivessem sido mudados, as semelhanças não podem ser negadas ou simplesmente chamadas de coincidência, tanto mais que no filme de Rosso, Anthony Steffen desempenha um vingador chamado Gary Hamilton, enquanto o seu rival, interpretado por Eduardo Fajardo, é chamado de Acombar. Foi considerado um milagre que Margheriti não fosse processado por plágio. Talvez a possibilidade de um procedimento legal fosse a razão para Margheriti praticamente renegar o filme durante a maior parte da sua vida. Mas, mesmo que tivesse sido plágio, não implica necessariamente uma falta de criatividade.
Aqui, Margheriti desenvolvia algumas idéias já utilizadas no seu western anterior. Embora no filme os aspectos do horror sejam ainda bastante contidos, começamos a duvidar se a personagem de Kinski é um homem ou um fantasma. Na primeira meia hora, quando o personagem é desenvolvido, vemos Kinski gradualmente a degenerar-se numa criatura possuída por um desejo de vingança, e quando finalmente chega às portas da cidade (na melhor sequência do filme), ele não é mais do que uma sombra, uma silhueta contra o horizonte. Na cena seguinte, apenas o seu cavalo entra na cidade, como se o homem tivesse sido engolido pelos ventos uivantes. No estilo do verdadeiro terror, um excelente uso de janelas a bater é utilizado, batendo cortinas e tocando sinos para criar uma atmosfera de terror e perigo iminente. As aves começam a gritar quando o nome de Hamilton é pronunciado...
Outro aspecto que é ainda mais levado ao extremo aqui do que no western anterior de Margheriti, é a representação da violência. A famosa cena de abertura de "Joko invoca Dio... e Muori", em que um homem está prestes a ser esquartejado, é assustadora, mas de uma forma sugestiva não exploradora. Mas neste filme um padre é executado, lenta e deliberadamente, na frente de uma câmera imóvel, e um dos vilões é literalmente esmagado por um sino gigante, provavelmente na cena mais graficamente violenta que poderemos ver num western spaghetti. Margheriti também considera o seu próprio filme "mais siciliano do que o americano": com um argumento sobre a traição e a força dos laços familiares, que está mais próxima de uma história da máfia do que de uma história típicamente passada no Oeste. Quando o filho de Acombar, que parece ser uma pessoa decente durante todo o filme, descobre que o seu amado pai aparentemente respeitável é um criminoso, ele escolhe o seu lado, referindo-se aos fortes sentimentos de lealdade com o clã e a família, que se encontram na base das existências criminosas italianas. De acordo com o drama da família clássica, em que é o pai, o patriarca, que finalmente causa a queda da dinastia, matando o seu próprio sucessor por engano.  

Mega
Link 
Imdb 

2 comentários:

Pedro Pereira disse...

Plágio ou não, deixa o do Steffen a léguas.

Imperdível para quem se quer infiltrar no género.

--
Pedro Pereira

http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
http://destilo-odio.tumblr.com/

My One Thousand Movies disse...

é verdade, e é dos meus preferidos de todos os spaghettis. :)