domingo, 17 de março de 2013

A Fronteira do Perigo (Extreme Prejudice) 1987


De tempos a tempos, aparecem filmes que não conseguem gerar muito interesse nas bilheterias, o que é um completo mistério quando que o filme em questão é realmente muito bom. "Extreme Prejudice" encaixa-se nessa descrição, e é um dos melhores e mais subestimados filmes de acção dos anos 80. Dirigido por Walter Hill (The Warriors, 48 hrs.), é um westen comtemporâneo, interpretado por Nick Nolte (48 Hrs.) como o Texas Ranger Jack Benteen, que se encontra no meio de uma situação complexa, que envolve um grupo clandestino de soldados e o seu ex-melhor amigo Cash Bailey (Powers Boothe), um grande traficante de drogas no México. O filme começa com um grupo de soldados a encontrar-se com o major Paul Hackett (Michael Ironside), no aeroporto de El Paso. Todos têm uma coisa em comum, estão oficialmente dados como mortos nos arquivos militares. Desta forma, podem realizar com êxito operações clandestinas em todo o mundo. Eles são os sargentos Larry McRose (Clancy Brown), Buckman Atwater (William Forsythe), Declan Coker (Matt Mulhern), Charles Biddle (Larry B. Scott) e Lutero Fry (Dan Tullis Jr.). Passando por um agente da DEA, Hackett oferece-se para ajudar Benteen a derrubar Bailey enquanto esconde os seus verdadeiros motivos pelo seu envolvimento com o caso. Trouxe os soldados para roubar o banco onde Bailey mantém o seu dinheiro e um cofre contendo informações sobre os seus sócios. Benteen quer mesmo derrubar Bailey depois de um dos seus homens ter morto o seu parceiro (Rip Torn). Bailey também tem um efeito nociso sobre a vida pessoal de Benteen, já que a sua namorada Sarita (Maria Conchita Alonso) costumava ser romanticamente envolvida com o traficante de drogas.
A conclusão de "Extreme Prejudice" é na verdade uma homenagem ao clássico de Sam Peckinpah "The Wild Bunch", e também um dos melhores filmes de Walter Hill. Por um lado, não se trata apenas de um filme de rotina "policias contra traficantes", Hill realmente leva algum tempo para criar as personagens totalmente, especialmente as personagens de Jack Benteen e Bailey Cash. Nolte tem uma das suas melhores performances, como o duro Texas Ranger. Aparentemente, ele trabalhou com um Texas Ranger da vida real chamado Joaquim Jackson, e baseou-se nele para caracterizar a personagem.
Além de uma grande história, desenvolvida por John Milius e Rexer Fred (conselheiro militar de Apocalypse Now), Extreme Prejudice tem um grande elenco de actores secundários, que já referi em cima .... Powers Boothe, Michael Ironside, Clancy Brown, William Forsythe, Larry B. Scott.. As cenas de acção são muito bem feitas, especialmente a sequência de assalto ao banco e o clímax super violento do filme. 

Mega
Link 
Imdb 

Sem comentários: