sexta-feira, 8 de março de 2013

O Ás Vale Mais (I Quattro dell'Ave Maria) 1968


Este é o segundo da trilogia de "Cat and Hutch", de spaghetti westerns, interpretados por Terence Hill e Bud Spencer, que mais tarde viriam a ganhar fama internacional como os irmãos cómicos pistoleiros de "Trinitá - Cowboy Insolente (1971) e a sua sequela. Aqui, a dupla conta com um ajudante de peso para o elenco, Eli Wallach, aqui interpretando uma versão mais suave e ligeiramente mais inteligente do seu personagem Tuco, em "O Bom, o Mau, e o Vilão", de Sérgio Leone.
Cat Stevens e Hutch Bessy recebem 300 mil dólares de Mr. Harold, o presidente do banco de El Paso, como recompensa por terem encontrado uma carroça cheia de ouro, que tinha sido roubada. Mas, assim que eles deixam a cidade, Mr Harold vai à cadeia falar com Caco, um famoso fora-da-lei, que se encontra condenado à morte, e faz-lhe a seguinte proposta: ele ajuda-o a fugir e, em contrapartida, Caco recupera o dinheiro entregue a Stevens e ao seu amigo. Caco aceita, mas está obcecado em vingar-se das pessoas que o meteram na cadeia...
Se o filme anterior era uma espécie de releitura de "Por Mais Alguns Dólares", esta sequela, com as suas mudanças de alianças e estrutura episódica, está mais próxima, em espírito, de "O Bom, o Mau e o Vilão", só que desta vez a recompensa não está escondida num cemitério remoto, mas muda de mãos várias vezes. Assim que Hill e Spencer estão fora da cidade, são roubados por Wallach, que perde o dinheiro, por sua vez, numa mesa de jogo, no casino do seu velho amigo (Kevin McCarthy). Eventualmente, a equipe de três homens ganha uma quarta pessoa (um acrobata interpretado pelo actor negro Brock Peters) para restaurar o dinheiro de volta e ajudar Wallach na execução da sua vingança. Alguns elementos da história, entre eles o grand finale, passado em volta de uma mesa de jogo, são tirados a partir do romance americano The Hoods, de Harry Grey; que era o romance preferido de Colizzi que tinha mostrado a Leone dois anos antes. Sergio Leone, evidentemente, viria a usá-lo como base para o seu próprio "Era Uma Vez na América".
O visual do filme é grandioso, tendo grande inspiração nos filmes de Leone. Muitas sequência cheia de sol, paisagens desérticas e abundância em ângulos de câmara frios, dão ao filme uma aparência de um Spaghetti Western de topo, que certamente será do agrado dos fãs de Leone. 
A Paramount Pictures pegou no filme para distribuição nos EUA, sem dúvida, porque tinha no elenco Eli Wallach. Colocaram mesmo o seu nome estampado acima todos os outros, e ignoraram o facto do filme ser, na realidade, uma sequela. 

Mega
Link 
Imdb 

Sem comentários: