quinta-feira, 14 de março de 2013

O Justiceiro Sem Olhos (Blindman) 1971


Algures no velho oeste, um pistoleiro cego (Tony Anthony) precorre uma cidade procurando os homens que o traíram. Contratado para entregar 50 mulheres a uma mina, o parceiro do Blindman roubou as mulheres e gaba-se de as ter vendido para um amigo no México. Blindman rebenta com a casa do seu ex-parceiro e parte para o México, onde encontra os irmãos Domingo e Candy (Ringo Starr), que ficaram com as mulheres e planeiam vendê-las ao exército mexicano - no entanto, Blindman descobre que Candy tem uma fraqueza por uma jovem mulher chamada Pilar, que ele raptou de uma aldeia local ...
O cinema europeu sempre foi naturalmente mais surreal do que o de Hollywood, e quando os italianos tomaram conta dos Westerns, durante uma década, a partir de meados dos anos 1960, a norma padrão de filmes de cowboys foi marcada por uma mistura de filmes estranhos, incomuns e altamente inovadores. O argumentista e actor Tony Anthony, em parceria com o produtor Alan Klein tinha entrado no género com o estranho A Stranger in Town (1967) e duas sequelas. Mais tarde, trabalharam juntos no género em ComeTogether (1971) sobre um duplo Italo-americano, produzido pelo músico dos Beatles, Ringo Starr. Este trio voltou a trabalhar juntos noutro filme. O realizador Ferdinando Baldi já era um realizador sólido no género, e já tinha rodado algumas obras bastante invulgares, incluindo o musical Rita nel West (1967) e a tragédia grega Gunmen of Ave Maria (1969), e foi a escolha ideal para este muito pouco convencional western.
O enredo inspira-se nos famosos filmes japoneses Zatoichi, sobre um espadachim cego que tropeça em todos os tipos de aventuras (uma série que durou mais de 20 filmes, e uma série de televisão) e que adiciona aqui o componente spaghetti. É claro que aqui o Blindman tem uma arma, não uma espada e, em vez de ser um herói - é um puro anti-herói, salvando o dia porque quer completar a missão e receber o pagamento. O tema das 50 mulheres a serem transportadas através do país é pura exploitation, especialmente quando eles estão todas a tomar banho numa casa de banho. A história move-se a um ritmo relativamente lento, com vários truques e reviravoltas ao longo do caminho e os dois lados a ficarem por vezes com vantagem, construindo um final adequadamente dramático e brutal. 
Baldi fornece uma direção sólida, a sua experiência no Spaghetti Western foi bem usada na maior parte das cenas, mas, apesar da surrealidade, dirige de uma forma bastante simples. O filme como um todo é impulsionado por um, obviamente, orçamento maior do que o normal, para o que de outra forma seria um spaghetti em pequena escala - o mais notável é o grande número de extras, os elementos do exército mexicano são mais de 100 homens, enquanto que realmente existem dezenas de mulheres nuas na (muito breve) sequência da casa de banho, e várias cenas pirotécnicas também beneficiam do grande orçamento. A banda-sonora moderna de Stelvio Cipriani (que também escreveu as partituras para as duas continuações de A Stranger in Town (1967)) é muito pouco ortodoxa para o género, mas o guarda-roupa do filme também.
O músico Ringo Starr é escalado como um dos bandidos mexicanos e tem uma interpretação melhor do que seria de esperar de um músico que se tornou actor, enquanto a deslumbrante futura modelo da Playboy Agneta Eckemyr é lançada como Pilar.  

Mega
Link 
Imdb 

Sem comentários: