quinta-feira, 7 de março de 2013

Terence Hill & Bud Spencer: a Trilogia Colizzi

O cinema italiano é geralmente associado a nomes como Luchino Visconti, Sophia Loren ou Roberto Benigni, mas poucos têm influenciado tanto a sua percepção do mundo entre o público de massas como estes dois actores fizeram. Ambos se tornaram famosos pelos seus nomes de artistas e não pelos seus nomes verdadeiros, em papéis que envolviam humor adolescente e muitas lutas exageradas: Carlo Pedersoli, o ex-atleta olímpico famoso pelos seus grunhindos, barba selvagem e grande tamanho corporal, também conhecido como Bud Spencer, e Mario Girotti, conhecido pelos olhos azuis, cenas acrobáticas e presença recorrente na TV italiana, também conhecido como Terence Hill.
Enquanto que o Spaghetti Western tinha muito a oferecer, a partir de filmes sérios e violentos, mais de empreendimentos artísticos e experiências bizarras, do que filmes propriamente cómicos. Contudo, tudo mudou a partir de um certo momento, quando as velhas fórmulas começaram a ficar gastas, e era necessário conquistar novos públicos. Foi então que surgiram os westerns cómicos, pelo bem, e pelo mal, que chegaram para ficar. E duas figuras se destacaram neste momento, Hill e Spencer.
 Os filmes de Spencer/Hill alcançaram uma audiência tão ampla, que quase constituem o seu prório sub-género, que em números absolutos é, provavelmente, uma das duplas mais populares de sempre. Contracenaram juntos em 18 filmes, o mais famoso "Trinitá, o Cowboy Insolente", que no momento em viu a luz do dia, se tornou o filme italiano mais visto de sempre. E não me refiro apenas aos westerns. 



Os filmes da trilogia Colizzi foram feitos antes do sucesso de Trinitá. Estes filmes formam uma das trilogias mais criticamente controversas e diferentes de todas as trilogias de spaghettis. Os pontos fortes são numerosos, mas as falhas também não são poucas. Mas não há como negar que esta trilogia é pesada em estilo e atmosfera. Giuseppe Collizzi dirigiu estes três filmes, ainda no auge do género. O primeiro filme foi muito elogiado na comunidade Spaghetti embora alguns criticassem o seu ritmo lento. O terceiro, por sua vez, é um dos spaghettis mais odiados. 
Amanhã vão poder conhecer esta trilogia. 

Sem comentários: