segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Viagem ao Centro da Terra (Journey to the Center of the Earth) 1959



A história começa na Edimburgo de1880, onde o professor de geologia recentemente nomeado cavaleiro, Oliver Lindenbrook (James Mason), dá aulas. Depois de lhe ter sido dado um pedaço de lava como presente por um seu aluno, Alec (Pat Boone, o cantor), descobre que dentro da rocha está um artefato de um famoso explorador que desapareceu séculos atrás. Juntando as pistas, Lindenbrook chega à conclusão de que existe uma passagem para chegar bem abaixo da superfície da Terra através de um vulcão na Islândia, e imediatamente envia a informação para o maior especialista no assunto, o professor sueco Goetaborg, que decide partir numa expedição por conta própria. Lindenbrook fica chateado com o outro homem que tenta roubar-lhe o assunto, por isso começa uma corrida para chegar ao centro da Terra.
Os anos 50 desfrutaram de uma pena vaga de contos de Jules Verne passados para o cinema, abrangendo 20.000 Leagues Under The Sea (1954) da Disney, A Volta ao Mundo em 80 Dias (1956) de Michael Todd, e da RKO From The Earth To The Moon (1958). A combinação de conto exótico de viagens, com pinceladas de ficção científica e intriga aventureira, fez o clássico de Verne um óptimo trabalho para a tela grande.
Na sua essência, Viagem ao Centro da Terra (1959) é uma produção de grande conceito, que viu a este clássico de aventuras para todas as idades, ser acrescentado o cantor Pat Boone para o público adolescente que era bem lucrativo, para aparecer no meio de estrelas como James Mason, Arlene Dahl, ou Diane Baker, uma quase estreante que já tinha entrado dm filmes como "
The Diary of Anne Frank", de George Stevens, ou "The Best of Everything", de Jean Negulesco.  
O realizador Henry Levin, um veterano experiente, era mais adepto de comédias leves e melodramas - e já tinha dirigido filmes para a mais recente estrela da produtora, Pat Boone, em Bernadine e April Love (ambos de 1957), de modo que parecia natural para Levin dirigir Boone na versão cinematográfica de grande escala da Fox, de clássico literário de Verne.Boone não canta no filme, mas é excepcionalmente bom interprete no papel de um geólogo ingénuo que sabe que está um pouco sobrecarregado pelo tutor/professor Lindenbrook e Carla Goteborg, viúva mal-humorada do professor rival. Levin e a Fox também reconheceram que Boone traria muitas jovens, então certificaram-se de que teria algumas cenas sem camisa para mostrar seu torso nu. 
A produção da Fox é uma mistura de cenários de estúdio e exteriores, enquanto as partes sobrenaturais do mundo interior tem mais a ver com o cinema de ficção dos anos 50, do que o vintage de Verne - as cores e a iluminação assemelham-se a um livro aos quadradinhos - o uso das famosas Carlsbad Caverns National Park é muito inventivo, e a maior parte dos cenários de estúdio misturam-se bem com filmagens nas verdadeiras cavernas.
Foi nomeado para três Óscares, todos em categorias técnicas, mas foram todos perdidos para Ben-Hur.


Link 
Imdb 

2 comentários:

Gustavo disse...

Ola Francisco... Fica a informação de que o filme que está neste link é as 20 000 Léguas submarinas e não a viajem ao centro da terra... Obrigado. Até mais!

My One Thousand Movies disse...

Obrigado Gustavo. Já alterei. :)

Abraço