sábado, 2 de novembro de 2013
Godzilla - O Monstro do Oceano Pacífico (Gojira) 1954
Tendo sido um dos pilares da cultura popular internacional durante quase seis décadas, arrastando no processo 27 sequelas oficiais e vários remakes, rip-offs, e spin-offs de todos os modos imagináveis, o filme do monstro original é tão familiar até mesmo para aqueles que nunca o viram, que estamos constantemente em perigo de perder de vista tanto a sua natureza inovadora como a ousadia sócio-política. O Godzilla original (Gojira) era, afinal, o filme japonês mais caro já feito até então, e a primeira tentativa por cineastas japoneses para produzirem um filme de monstros interessante. Mais importante ainda, foi uma corajosa tentativa de integrar as questões mais atuais, especificamente os medos elevados da era atómica, num filme de género. E não esquecer do pormenor de ter sido produzido pelo único país que já sofreu a devastação do ataque nuclear.
O filme abre com uma referência direta ao Daigo Fukuryu Maru ( Lucky Dragon 5), um navio de pesca japonês que cometeu o erro de navegar muito perto do Atol de Bikini, onde os militares dos EUA testavam a sua bomba de hidrogénio recém-desenvolvida. O barco estava cheio de cinzas radioativas (mais tarde chamadas de "cinzas da morte") , e todos os membros da tripulação tinham desenvolvido intoxicação aguda por radiação, com o operador de rádio a morrer sete meses depois. Para o público japonês da altura, cujas memórias de Hiroshima e Nagasaki foram menos de uma década antes, a abertura do filme deve ter se sentido como uma recriação docudrama, com o pescador numa embarcação ficcional gritando em agonia enquanto estão envolvidos com uma luz intensa no oceano. Infelizmente, não é uma bomba neste caso, mas sim o Godzilla pré-histórico, que foi acordado para a acção da sua profunda caverna subaquática que foi dizimada por testes atómicos. Assim, mesmo que ele seja uma monstruosa ameaça no filme, também é imediatamente considerado simpático, especialmente por aqueles que sofreram a devastação atómica. Os ataques do Godzilla através do continente japonês, especialmente Tóquio (que tinha sido amplamente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial), tornam-se não apenas a destruição sem sentido, mas a raiva de um animal primordial desenhado contra a sua vontade sobre os horrores da era moderna.
O realizador Ishiro Honda, que começou a sua carreira a trabalhar na Toho como assistente de Akira Kurosawa, trabalha o material com uma sinceridade humanista, o que significa que os vários personagens são mais do que apenas meras vítimas ou carne para canhão. O argumento de Honda e Takeo Murata (a partir de uma história de Shigeru Kayama) nem sempre é o mais elegante ou eloquente, mas é muito adepto de abordar a ação com retórica política contemporânea sobre a identidade do Japão num mundo de ansiedade atómica. O personagem principal é Hideto Ogata (Akira Takarada), um cientista cuja namorada, Emiko (Momoko Kochi), é a filha de um famoso paleontólogo (Takashi Shimura), que quer estudar Godzilla, em vez de aniquilá-lo. Exatamente como se poderia estudar Godzilla nunca é elaborado, mas a sua postura tem um apelo mais para a compreensão do que para a destruição, efectivamente.
Legendas em inglês.
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