terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Vencidos pela Lei (Down by Law) 1986



Três homens, presos por motivos diferentes, acabam a partilhar a mesma cela. Tom Waits é Zack, um DJ decadente, John Lurie é Jack, um chulo, enquanto Roberto Benigni é Roberto, um turista italiano não muito influente na língua inglesa. Os três conseguem arranjar um plano para escapar, mas o problema é depois encontrar um caminho para a civilização, já que eles ficam presos nos pântanos circudantes. As terras pantanosas têm um grande papel na segunda metade do filme, por onde o nosso trio escapa e vagueia sem rumo por entre o lodo e a lama.
O filme não se concentra na fuga deste trio da prisão, que nem sabemos sequer como aconteceu, mas sim na relação entre este trio de loosers. Há medida que o filme avança eles vão mantendo a sua personalidade antipática, excepto a personagem de Benigni que é uma espécie de elo entre os outros dois, e o contraponto cómico do filme. Já com uma carreira em Itália considerável atrás de si, sempre como secundário, era a estreia de Roberto Benigni em território americano, e onde ficaria por mais alguns anos, excepto na sua participação em "La voce della luna", de Fellini.
Terceiro filme de Jim Jarmusch, que começava a construir uma carreira de culto, depois de "Permanent Vacation" e "Stranger than Paradise", outras duas obras em que o realizador se focalizou no submundo de Nova Iorque.  Magnifica a fotografia a preto e branco, da autoria de Robby Muller, com pormenores desde as paredes sujas da prisão aos reflexos da água no pântano. Muller ficaria ligado aos filmes de Jarmusch por várias vezes, sendo ele o autor da fotografia de "Dead Man", por exemplo.
Primeira colaboração entre Jarmusch e Tom Waits, que além de um dos papéis centrais também colaborou com três músicas: "Jockey Full of Bourbon", "Tango Till They're Sore", "Crying"

Link
Imdb

Sem comentários: