sexta-feira, 12 de abril de 2013

Teorias da Conspiração

 protagonistas de thrillers de conspiração são muitas vezes os jornalistas ou investigadores amadores que se encontram (muitas vezes inadvertidamente) puxando um pequeno fio que desvenda uma vasta conspiração que finalmente os vai levar "até ao topo." A complexidade dos factos históricos são reformulados como um jogo de moralidade em que as pessoas más causam eventos maus, e as pessoas boas identificam-nos e derrotam-nos, ou então não. As conspirações são muitas vezes trazidas para a tela no formato "homem em perigo" (ou "mulher em perigo") , ou histórias cujas narrativas buscam resultados semelhantes às histórias de detetives. 
Um tema comum nestes filmes é que as personagens que procuram desvendar a conspiração encontram dificuldades no apuramento da verdade devido a: boatos, mentiras, propaganda e contra-propaganda construindo uma verdade sobre a outra, até que a barreira entre a conspiração e a verdade são dificeis de prever.
Uma parte considerável destas obras de conspiração também pode ser consideradas como sendo histórias secretas.

Não há dúvidas de que a década mais preponderante neste sub-sub-género foi a década de 70, e neste ciclo de 12 filmes iremos ver obras desde "North by Northwest" de Hitchcock, até "Eles Vivem" de Carpenter. A partir de sábado, não percam.

Sem comentários: